Publicado
4 horas atrásno
Por
Juliana AguirreVisando ampliar os índices de cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra síndromes gripais e arboviroses, a Prefeitura de Manaus oferta vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 em nove unidades da rede básica neste sábado, 18/1, para os públicos preconizados pelo Ministério da Saúde. Os estabelecimentos são gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), responsável pelas ações de imunização na capital, e estão distribuídos por toda a cidade, sendo pelo menos uma em cada zona geográfica.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça a importância das vacinas para a proteção da população contra dengue, influenza e Covid-19, lembrando que essas doenças são sazonais e ocorrem com maior frequência na época das chuvas na região amazônica, marcada pelo calor e umidade elevados.
“Hoje, nós temos imunizantes que protegem contra essas três doenças, reduzindo o risco de casos graves e óbitos, em especial entre os grupos vulneráveis, como crianças e idosos. Por isso, é importante que quem ainda não se vacinou vá a uma unidade de saúde”, orienta a secretária.
Shádia informa que todas as unidades de horário ampliado da Semsa, além da clínica da família Carmen Nicolau, dispõem das vacinas contra a influenza e a Covid-19. O imunizante contra a dengue, por sua vez, é ofertado em seis das unidades de saúde que funcionam aos sábados.
“Quem trabalha ou estuda durante a semana pode aproveitar para se vacinar no sábado em uma das oito unidades de horário ampliado, que atendem das 8h às 12h, ou na Carmen Nicolau, na zona Norte, onde o atendimento se estende até as 17h”, explica.
Durante a semana, a secretaria orienta os usuários a buscar a unidade de saúde, conforme a disponibilidade da vacina desejada. As listas com endereços e horários de funcionamento dos estabelecimentos que ofertam doses contra dengue, influenza e Covid-19 pode ser consultada on-line no site da Semsa, com acesso pelo endereço manaus.am.gov.br/semsa/unidades/vacinacao.
Os imunizantes contra dengue, influenza e Covid-19 são ofertados para populações diferenciadas, de acordo com Shádia Fraxe, conforme os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
“Exceção é a vacina influenza trivalente, que hoje está disponível para todos os públicos, de crianças a partir de 6 meses de idade até adultos e idosos. Mas quem ainda não tomou a dose precisa se apressar, pois a vacinação vai até 31 de janeiro ou até o fim dos estoques”, enfatiza a titular da Semsa.
Por sua vez, a vacina contra a Covid-19 tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos, gestantes e usuários de outros 14 grupos prioritários, em conformidade com as atuais diretrizes nacionais de imunização.
“As crianças devem seguir o calendário básico, sendo que as que não iniciaram ou completaram o esquema vacinal devem tomar a dose até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Os idosos devem receber duas doses ao ano, a cada seis meses, e as gestantes, uma dose a cada gestação, em qualquer estágio da gravidez”, resume Shádia.
Os demais grupos prioritários incluem pessoas vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados, indígenas não aldeados, ribeirinhos, quilombolas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes em medidas socioeducativas e pessoas em situação de rua, todos com indicação de uma dose anual; e imunocomprometidos, com duas doses, a cada seis meses.
A estratégia de imunização contra a dengue, prossegue Shádia, é voltada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, que devem receber duas doses da vacina Qdenga, com intervalo de três meses entre cada aplicação.
“Esse imunizante deve ser aplicado de forma isolada, com pelo menos 30 dias de intervalo das vacinas da febre amarela, varicela e tríplice viral, e de 24 horas, para as demais vacinas do calendário básico”, diz.
Além da vacinação, principal arma na prevenção contra a dengue, influenza e Covid-19, Shádia reitera as medidas preventivas básicas que a população pode adotar para ficar livre das doenças sazonais.
“No caso da dengue, a recomendação é evitar se expor nos horários de atividade do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, no início da manhã e final da tarde, bem como fazer a verificação semanal para eliminar focos de água parada nas casas e quintais”, orienta.
Em se tratando da Covid-19, influenza e outras infecções respiratórias, conforme a secretária, a dica é lavar com frequência as mãos com água e sabão, e evitar tocar olhos, nariz e boca. A “etiqueta respiratória”, ela complementa, é outra recomendação para evitar a disseminação dos vírus respiratórios.
“Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável, ou mesmo com o antebraço. E, se estiver com coriza ou tosse, utilize uma máscara facial”, conclui.
Zona Norte
Clínica da Família Carmen Nicolau
Rua Nestor Nascimento, s/n, Lago Azul
Das 8h às 17h
Vacinas disponíveis: dengue, influenza e Covid-19
USF Sálvio Belota
Rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: dengue, influenza e Covid-19
USF Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério Nery, s/n, núcleo 3, Cidade Nova
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: influenza e Covid-19
Zona Leste
USF Dr. José Amazonas Palhano
Rua Antônio Mathias, s/n, São José Operário
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: dengue, influenza e Covid-19
USF Alfredo Campos
Alameda Cosme Ferreira, s/n, Zumbi dos Palmares
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: dengue, influenza e Covid-19
USF Maria Leonor Brilhante
Av. Autaz Mirim, s/n, Tancredo Neves
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: influenza e Covid-19
Zona Oeste
USF Deodato de Miranda Leão
Av. Presidente Dutra, s/n, Glória
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: dengue, influenza e Covid-19
Zona Sul
USF Dr. José Rayol dos Santos
Av. Constantino Nery, s/n, Chapada
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: dengue, influenza e Covid-19
USF Rosa Pereira de Almeida
Rua Dona Mimi (antiga São Benedito), s/n, Morro da Liberdade
Das 8h às 12h
Vacinas disponíveis: influenza e Covid-19
Prefeitura de Manaus intensifica obras na avenida Constantino Nery para melhorar mobilidade
Unidades Móveis de Saúde da Mulher terão novos endereços a partir de segunda-feira
Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para o curso Empretec
Samu Manaus oferece treinamentos em primeiros socorros para escolas, empresas e comunidades
Resultado da seleção para creches municipais já está disponível
Informe Epidemiológico atualiza números de casos de dengue e arboviroses em Manaus