Publicado
9 anos atrásno
Por
Jussara Melo
Nas primeiras horas da manha desta sexta-feira (4/02), a 24ª da Operação Lava-Jato se inicia. A operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. O Instituto Lula também é alvo da ação da Federal. O ex presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva (sendo obrigado a prestar esclarecimentos a Polícia Federal).
Exatamente as 8h41 (horário de Brasília), o ex presidente foi levado para depor à PF em um carro descaracterizado, e foi levado até o Aeroporto de Congonhas.
O Instituto Lula disse que vai divulgar uma nota ao longo do dia sobre a operação desta sexta. O Instituto também afirmou que a entidade e o presidente Lula “sempre prestaram todas as informações solicitadas pelas autoridades”.
De acordo com as investigações, Lula é um dos principais beneficiários de um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro com recursos desviados da Petrobras.
Foram encontradas, pelos investigadores, evidências de que o ex-presidente recebeu, em 2014, pelo menos R$ 1 milhão sem justificativa lícita da OAS por meio de reformas e móveis colocados no tríplex do Guarujá e no sítio de Atibaia. Além disso, a empreiteira teria pago a armazenagem de bens que o ex-presidente trouxe do Planalto após sair da presidência em 2010. Também são investigados repasses da Odebrecht e do pecuarista José Carlos Bumlai que teriam feito pagamentos dissimulados ao ex-presidente.
Além do mandado de condição coercitiva contra Lula, serão ouvidos coercitivamente o braço-direito de Lula e atual presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto. Os mandatos também são contra os filhos do ex-presidente, Fábio Luiz e Luiz Claudio, a mulher Marisa Letícia e os empresários Fernando Bittar e Jonas Suassuna.
A operação foi denominada “Aletheia”, (expressão grega que significa “busca da verdade”). São investigados crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros, praticados, e “por diversas pessoas no contexto de esquema criminoso e relacionado à Petrobras S/A”.
Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva – quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento, caso do ex-presidente Lula.
Cerca de 200 policiais federais e 300 auditores cumprem cinco mandados de busca e apreensão.
Tudo isso acontece após a divulgação da delação premiada do senador Delcídio Amaral, apresentadas ontem (03/02).
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Peladona do Planato : Mulher fica nua e tenta falar com o Lula em Brasília!
Polícia Federal faz operação “Barões do Arcanjo” contra rede de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no AM!
Polícia Federal apreende quase R$ 800 mil em dinheiro vivo que iria para Jutaí
“Operação Ghost Mask”: PF cumpre mandados em condomínios de luxo e empresa de Tecnologia Educacional em Manaus
Lula aciona a Policia Federal para investigar incêndios e garante apoio aos estados no combate ao fogo
Monark defende posicionamento de Lula na questão Israel e entra em colisão com seus fãs