O município de Dourados, distante cerca de 200 km de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, foi a primeira cidade do Brasil a iniciar a vacinação em massa contra a dengue. A imunização começou por volta das 10h desta quarta-feira (3/1), nos 35 postos de saúde espalhados pela cidade.
Com 243.368 mil habitantes, a estimativa do município é vacinar 150 mil moradores entre 4 e 60 anos com a vacina contra dengue. Em Dourados, a imunização é oferecida para aquelas pessoas que chegarem ao posto com o documento de identificação e comprovante de residência na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul.
A cidade de Dourados fez uma parceria inédita com o laboratório japonês Takeda, responsável por desenvolver a vacina Qdenga. Esta cooperação possibilitou que a cidade garantisse as primeiras doses do imunizante para realizar a vacinação em massa.
Mãe de Jogador juvenil vítima da dengue recebe a 1ª dose:
Vacinação em massa contra dengue – Imagem: Divulgação
Francisleine Costa foi a 1ª pessoa a receber a vacina contra dengue na campanha de imunização em massa na cidade, ela é mãe Júlio César Arthur da Costa Escobar, que morreu aos 14 anos vítima de dengue grave em fevereiro de 2023.
Muito emocionada, Francisleine descreveu os sentimentos que a rodeavam no momento em que recebeu a 1ª dose da vacina contra a dengue.”Não doeu nada. Estou contente! Meu filho deixou um legado, Dourados é a primeira cidade do Brasil a receber a vacina. É uma dor de mãe, mas é uma felicidade”, disse Francisleine.
Julio morreu após sofrer falência múltipla de órgãos, ocasionada por uma dengue gravíssima. Conhecido como “Mbappé de MS”, ele era jogador de futebol do Ubiratan Esporte Clube.
Julio completaria 15 anos dois dias após a morte. O jovem jogador tinha sido selecionado para um período de testes no Fluminense.
Francisleine ainda apelou para que “todos cuidem dos quintais, não deixem água parada e que, quando possível, busquem pela vacina”.
Vacinação em massa contra dengue – Imagem: Divulgação