Publicado
4 anos atrásno
Ao final da quinta-feira, o Brasileiro teve a definição do seu campeão, de vagas na Libertadores e dos rebaixados. Mas o campeonato ainda está pendente de uma decisão do STJD relacionada ao pedido do Vasco de impugnação da partida contra o Internacional por falha do VAR. Uma posição do presidente do tribunal, Otávio Noronha, vai definir se a competição ainda vai se prolongar por mais tempo no tribunal. A questão tem influência no rebaixamento de Vasco e poderia afetar o Fortaleza.
De início, Noronha aceitou a requisição do Vasco de que a CBF tivesse que apresentar as imagens e áudios do VAR. Esse vídeo mostra que houve falha na operação das linhas de impedimento por conta de um contraste com a sombra. No final, não é possível checar o impedimento e o árbitro do VAR José Cláudio Rocha afirma “gol legal”. O auxiliar Danilo Manis, no campo, tinha validado o gol. Assim, o árbitro Flávio Rodrigues o confirma.
Em seu pedido de impugnação, o Vasco alega três pontos como erros de direitos: 1) falta de condições técnicas do uso do VAR 2) interferência do VAR sem condições mínimas para isso 3) pressa para definir o lance polêmico. Isso porque demorou entre 3 e 4 minutos para a arbitragem desistir da checagem e dar o gol.
O Inter já se posicionou contra a impugnação do jogo.
Resta agora ao presidente do tribunal, Otávio Noronha, decidir se reconhece o erro de direito e dá uma liminar para o Vasco em que suspende os efeitos do resultado do jogo. Caso negue a liminar ao clube carioca, o presidente do STJD encerra o caso e a tabela fica inalterada. Assim, será confirmado o rebaixamento do time vascaíno.
Se Noronha conceder a liminar, o campeonato ficará de fato em aberto até a conclusão do julgamento no STJD sobre o caso. Nesta hipótese, seriam tirados, de forma provisória, três pontos do Inter até que acabe a análise pelo pleno do tribunal. Caso o tribunal dê razão ao time carioca no julgamento, a partida teria de ser disputada novamente. Assim, o Vasco teria a chance de jogar por um empate para ficar na Série A e rebaixar o Fortaleza.
Não há prazo para Otávio Noronha se manifestar sobre o tema. A expectativa é de que o faça nos próximos dias.
Imagem do dossiê enviado pelo Vasco pedindo anulação do jogo contra o Inter. Intenção é mostrar que ombro de Rodrigo Dourado estaria à frente
Fonte: Blog do Rodrigo Mattos – UOL
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Torcedores do Vasco arrombam portão e invadem Arena da Amazônia na “tóra”
Torcedores de Parintins enfrentam 28h de viagem de barco para ver Vasco em Manaus
Vasco e Madureira se enfrentam em Manaus com promessa de jogo tenso
Vasco é recebido com mega festa em Manaus: Aeroporto se transforma em São Januário!
Vasco da Gama vai ficando cada vez mais perto de enfrentar o Amazonas FC no Brasileirão de 2024
Pedrinho, Felipe e Edmundo se reuniram com Rafael Furlanetti, vascaíno e sócio da XP Investimentos