Vereador Capitão Carpê solicita concurso público para Guarda-Municipal - No Amazonas é Assim
Connect with us
Manaus, AM, quinta, 24 de abril de 2025

Manaus

Vereador Capitão Carpê solicita concurso público para Guarda-Municipal

Publicado

em

Durante a sessão parlamentar o vereador Capitão Carpê Andrade (Republicanos) solicitou ao Presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), a realização de um novo concurso público para Guarda-Municipal de Manaus.

O parlamentar se direcionou até a tribuna da CMM nesta segunda-feira demonstrando sua indignação perante a falta de segurança, precariedade na estrutura e ausência do equipamento de defesa, no que se refere ao armamento da Guarda-Municipal.

“Nossa guarda está sucateada é necessário reorganizar com urgência. A Guarda-Municipal precisa ser mais forte, armada, preparada e treinada não apenas para proteger o patrimônio, os guardas municipais exercem uma missão nos serviços de segurança pública para combater a violência e resguardar a vida do cidadão”, disse o vereador.

A reestruturação da Guarda-Municipal é uma promessa de campanha firmada pelo vereador em seu mandato. O Capitão Carpê viajou em dezembro do ano passado, para cidade de Balneário Camboriú, para conhecer o funcionamento e a estrutura da guarda. A cidade é conhecida pelo trabalho desenvolvido na GM, que é considerada a mais preparada no Brasil.

A Guarda-Municipal em Manaus tem um efetivo 434 servidores para atender a segurança patrimonial, unidades básicas de saúde, junta militar, terminais de integração e eventos.

“Se faz necessário solicitar um novo concurso público para aumentar o contingente da guarda. Pretendo buscar e implantar conhecimento para melhorar a estrutura. Precisamos prestar um serviço com mais segurança, dando mais condições, curso de formação, projeção salarial, conhecimento teórico e prático aos nossos guardas”, finalizou o vereador Capitão Carpê.

Violência contra Guarda-Municipal

No último fim de semana, guardas municipais que estavam trabalhando no Shopping Phellipe Daou, localizado na Avenida Camapuã, foram amarrados, esfaqueados e ameaçados por bandidos durante tentativa de assalto.

De acordo com informações, uma das vítimas mesmo com ferimento na cabeça, conseguiu fugir e pediu ajuda na avenida principal, onde encontrou uma viatura da polícia.

As vítimas foram encaminhadas ao Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo. Os assaltantes foram apresentados no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Armamento

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que integrantes de todas as guardas municipais do país podem portar armas de fogo durante o horário de trabalho e de folga.

Pela norma, o estatuto do desarmamento permite que cidades com mais de 50 mil habitantes mantenham guardas municipais armados.

Informações Assessoria de Comunicação
Texto: Daniele Oliveira
Foto: Robervaldo Rocha – CMM/DIRCOM
Foto: ítalo Sena

Deixe seu comentário aqui embaixo ?...

Curta a gente no Facebook

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas Notícias do TCE-AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações