Política
Vereadora que disse ser ‘a favor da violência contra mulheres’ pede desculpas em vídeo

Um dia após a repercussão negativa de seu discurso misógino no plenário da Câmara Municipal de Borba (AM), a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, publicou um vídeo na tarde desta terça-feira (30/9) pedindo perdão às mulheres.
O discurso polêmico
Na sessão ordinária de segunda-feira (29), Betinha declarou ser “a favor da violência contra a mulher, quando praticada pelo homem”. A fala gerou revolta, viralizou nas redes sociais e provocou forte reação de movimentos de defesa dos direitos das mulheres.

Imagem: Reprodução
O pedido de desculpas
Em vídeo divulgado nas redes sociais, a parlamentar reconheceu que errou e disse que sua declaração não corresponde ao que realmente pensa.
“Reconheço que, ao me manifestar em plenário, utilizei uma expressão totalmente inadequada e infeliz, que não corresponde ao que penso nem ao que desejo transmitir”, declarou.
Ela também afirmou que não teve a intenção de naturalizar a violência contra a mulher: “De forma alguma foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência”.
A justificativa
Antes de pedir perdão, Betinha tentou explicar sua fala, alegando que teria sido motivada por traumas familiares. “Me reportei daquele jeito porque na minha família já houve caso que veio a óbito”, disse.
Vereadora Betinha de Borba afirma ser “a favor da violência contra a mulher” durante sessão plenária