Polícia
Vídeo +18 : Veja o momento em que 3 médicos da USP foram assassinados no RJ. Um era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim
Publicado
1 ano atrásno
Na madrugada desta quinta-feira (5), três médicos foram executados enquanto estavam conversando e apreciando a praia na cidade do Rio de Janeiro, após um dia cheio em um Congresso Internacional no qual eles estavam participando. Uma quarta vítima do ataque a tiros ficou ferida e foi encaminhada ao hospital.
Segundo a Polícia Militar, eles estavam em um quiosque na orla da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade, quando homens em um carro pararam no local e dispararam contra as vítimas.
Os quatro profissionais atuam fora do Rio de Janeiro e estavam na cidade para participar de um congresso internacional de cirurgia minimamente invasiva de tornozelo e pé.
A Polícia Civil identificou os médicos mortos como Marcos de Andrade Corsato, Diego Ralf de Souza Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida.
Diego Bomfim é irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e cunhado do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ).
Corsato, médico do Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP), e Bomfim são registrados no Conselho de Medicina de São Paulo. Já Almeida é registrado no conselho baiano.
A vítima ferida no ataque, o ortopedista Daniel Sonnewend Proença, foi encaminhada ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, no mesmo bairro. A Secretaria Municipal de Saúde informou que seu estado de saúde é estável.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios. Segundo a Polícia Civil, a perícia foi realizada no local, testemunhas são ouvidas e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas.
Ainda de acordo com a polícia, as investigações estão em andamento para apurar a autoria e a motivação do crime.
Por meio de nota, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da USP informou que “recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex-residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos”.
Presidente Lula e ministro da Justiça
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também lamentou, por meio das redes sociais, a morte dos médicos.
“Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso”, escreveu.
A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), citada por Lula na mensagem, é irmã de Diego Ralf Bomfim – que chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Glauber Braga é casado com Sâmia, ou seja, cunhado da vítima.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações do caso.
Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”, escreveu o ministro.
Repercussão política
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) disse que recebeu “com profundo pesar a notícia do assassinato de três médicos, colegas de profissão, no Rio de Janeiro, sendo um deles irmão da deputada Sâmia Bomfim e cunhado do deputado Glauber Braga, parlamentares conhecidos pela coragem de suas posições. Esperamos que as autoridades policiais esclareçam com celeridade esse lamentável episódio e que os rigores da lei sejam aplicados aos autores desse crime bárbaro. Meus sentimentos aos familiares e amigos das vítimas.”
O ministro Fernando Haddad (PT) também prestou solidariedade à parlamentar.
“Toda solidariedade aos familiares e amigos dos médicos executados na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Todo o apoio para que os responsáveis sejam identificados. Minhas condolências à Deputada Sâmia Bomfim e ao Deputado Glauber Braga.”
O governo de SP lamentou as mortes e disse que uma equipe do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa) foi enviada ao Rio de Janeiro para auxiliar na investigação.
“O governo do estado de São Paulo lamenta a morte dos três médicos paulistas ocorrida na madrugada desta quinta-feira no Rio de Janeiro e se solidariza com familiares e amigos das vítimas. O estado está à disposição do governo do Rio de Janeiro para colaborar com as investigações.”
Nas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse estar consternado com a notícia.
“Meus sinceros sentimentos à deputada Sâmia Bomfim e a todos os familiares e amigos das vítimas, e desejo de pronta recuperação para Daniel, que segue internado”.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), prestou condolências e disse esperar que o crime seja esclarecido pela polícia.
“Quero expressar toda a minha solidariedade às famílias das vítimas do crime perverso que tirou a vida de três médicos e deixou outro gravemente ferido na orla da Barra da Tijuca nesta madrugada. Minhas condolências à deputada Sâmia Bomfim, irmã de Diego Ralf Bomfim. Esperamos que o crime seja logo elucidado pelas forças policiais.”
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT) também usou as redes sociais para se manifestar.
“É gravíssima a execução nessa madrugada do irmão da deputada Sâmia Bonfim, o médico Diego Ralf Bonfim, no RJ. Morreram também no atentado os médicos Daniel Proença, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Almeida. É fundamental que a Polícia Federal apure e esclareça o ocorrido e sem conexão com outros ataques. Deixo minhas condolências a querida deputada @samiabomfim e aos demais familiares e amigos por essa perda terrível”, escreveu Suplicy.
Em nota, o PSOL lamentou a morte do irmão de Sâmia Bomfim e cobrou investigação rigorosa do caso.
“O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) manifesta seu profundo pesar e indignação diante do assassinato do médico Diego Ralf Bonfim, irmão da deputada Samia Bomfim, e de seus colegas Marcos Andrade Corsato e Perseu Ribeiro de Almeida. Expressamos toda nossa solidariedade e apoio à deputada e à sua família, assim como aos familiares dos colegas de Diego. Exigimos às autoridades competentes que investiguem este crime de forma rigorosa e eficiente, para que os responsáveis sejam identificados e punidos de acordo com a lei. O PSOL também reforça seu compromisso com a luta por um Brasil mais seguro, justo e igualitário, onde vidas não sejam perdidas para a violência desenfreada.”
Deputadas e deputados estaduais da Federação PT/PCdoB/PV manifestaram solidariedade aos familiares e amigos dos médicos.
“Nossa bancada expressa condolência à deputada federal Sâmia Bomfim do PSOL, que perdeu seu irmão Diego nesta execução bárbara, e externamos apoio à companheira neste momento de perplexidade e indignação. Exigimos apuração imediata e esforços conjuntos das forças policiais e órgãos de inteligência para a prisão de todos os envolvidos”, diz o texto, assinado pelo líder da bancada, o deputado Paulo Fiorilo (PT).
Veja abaixo quem são as vítimas:
- Daniel Sonnewend Proença, 32 anos: Formado pela Faculdade de Medicina de Marília em 2016, é especialista em cirurgia ortopédica. Foi levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge com pelo menos 3 tiros e seria transferido para uma unidade particular;
- Diego Ralf Bomfim, 35 anos: Natural de Presidente Prudente, especialista em reconstrução óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Era irmão da deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) e cunhado do deputado federal Glauber Braga. Morreu no Hospital Lourenço Jorge;
- Marcos de Andrade Corsato, 62 anos: Médico assistente do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Morreu na hora;
- Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos: Morava em Jequié, no sudoeste da Bahia, e trabalhava em Ipiaú, no sul do estado. Era especialista em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Fez aniversário na terça (3). Morreu na hora.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Talvez você goste
-
Sabrina Saraiva, conhecida como Jean Grey, vence concurso de Miss PPK 2024
-
Vídeo: Motorista sem as pernas é flagrado em blitz dirigindo carro de aplicativo com cabo de vassoura
-
Mãe posta nas redes sociais que havia ma.t.ado o filho autista de 4 anos
-
Vídeo flagra colisão vioI.en.ta entre dois motociclistas em via
-
Presidente da CNC recebe Ministro do Turismo para discutir a retomada do setor pós-pandemia e G20
-
Coincidência macabra: Mulher morre dentro da mesma agência que atendeu Tio Paulo