O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi parabenizado nesta segunda-feira (5) por um de seus apoiadores sobre o novo sistema de pagamentos e transferências lançado pelo Banco Central: PIX.
A resposta do presidente foi que o PIX, que estará disponível a partir do próximo mês de novembro, irá desburocratizar tudo relacionado à aviação civil. Isso mesmo, Bolsonaro parece não ter muito bem esclarecido o que é o novo sistema.
“Tem uma…Não li…temos uma do Tarcísio [ministro da Infraestrutura] esse semana que vai praticamente desregulamentar, desburocratizar tudo sobre aviação civil, carteira de habilitação para piloto”, respondeu Bolsonaro.
O apoiador, então, corrige o presidente: “Não, esse [sistema] é do Banco Central para pagamentos”.
“Não tomei conhecimento. Vou conversar essa semana com Roberto Campos [presidente do BC]”, completa o presidente.
Até as 18h30 desta segunda-feira, dia de abertura do período de cadastramento do Pix, mais de 3,5 milhões de chaves já foram cadastradas, segundo o Banco Central. O sistema de transferências e pagamentos instantâneos entra em funcionamento no dia 16 de novembro.
Entenda o que é Pix
É um meio de pagamentos criado pelo Banco Central que permitirá transferências e pagamentos instantâneos 24 horas por dia e sete dias por semana. A promessa é que o novo seviço seja mais simples que os atuais TED e DOC. O Pix só vai começar a funcionar no dia 16 de novembro, mas o cadastramento das chamadas chaves já começou.
Confira o vídeo:
Bolsonaro confunde sistema do Banco Central: PIX com Avião – Imagem: Divulgação