O ato de uma mulher na Venezuela chamou a atenção do mundo todo na quarta-feira (19/4). A ‘mãe de todas as marchas’, manifestação convocada pelos opositores ao governo de Nicolás Maduro, foi marcada por grande repressão. No meio de muitas bombas de gás e tiros, um vídeo registrou o momento em que uma mulher enfrentou um veículo blindado do governo de Maduro que avançava contra a multidão.
O vídeo viralizou na internet – Imagem de reprodução do Youtube
A mulher vestida de branco e enrolada em uma bandeira da Venezuela se coloca na frente do blindado, que para e chega a dar marcha ré. É possível ver o momento em que uma bomba de gás é atirada de dentro do veículo. A imagem do protesto solitário e pacífico rodou a internet e comoveu as redes sociais. A realidade mostrada no vídeo contrasta com a violência devastadora registrada na repressão à ‘mãe de todas as marchas’, que deixou 12 mortos e mais de cem detidos.
Segundo relatos, durante o ato contra o governo de Maduro, milicianos armados pelo governo, dispararam contra os manifestantes na praça, matando duas pessoas, Carlos José Moreno Baron, 17 anos, e Paola Ramírez Goméz, 23 anos. Ambos foram assassinados com tiros na cabeça.
Pelo menos doze pessoas morreram na noite de quinta-feira (20/4), após episódios de violência em Caracas, em meio à crise política por que passa o país, disseram autoridades na sexta-feira (21/4). Com isso, o número de vítimas nas manifestações das últimas três semanas no país pode chegar a 21.