Vídeo de profissionais do programa "Brasil Conte Comigo" viraliza na internet e Prefeitura de Manaus esclarece - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, sábado, 16 de novembro de 2024

Manaus

Vídeo de profissionais do programa “Brasil Conte Comigo” viraliza na internet e Prefeitura de Manaus esclarece

Publicado

no

Um vídeo que está sendo compartilhado nas redes sociais mostra alguns profissionais da saúde, que foram enviados para Manaus para trabalhar na linha de frente contra o Coronavírus no projeto “Brasil conta comigo”, relatando que chegaram para trabalhar na capital, mas ainda não estão em campo exercendo suas funções, pois não estão integrados aos outros profissionais que atuam nos hospitais de Manaus, segundo eles.

Vídeo de profissionais do programa “Brasil Conte Comigo” viraliza na internet e Prefeitura de Manaus esclarece – Imagem: Divulgação

“Novamente, o ônibus vem para levar os profissionais que não tiveram nenhuma resposta. Eles serão encaminhados para outro local porque está difícil trabalhar em Manaus. Esse grupo saiu 7h da manhã, voltou e almoçou. Agora estão indo novamente para algum lugar”, disse um dos profissionais.

“Aqui atrás estão médicos, enfermeiros e biomédicos que estão sem nenhum local para trabalhar. As cooperativas estão excluindo da força de trabalho. Eles disseram que não precisam”, afirmou em outro vídeo.

Secretaria de Estado de Saúde (Susam) emitiu nota esclarecendo que os profissionais de saúde, que aparecem em vídeo que circula em redes sociais, não integram o grupo enviado pelo Ministério da Saúde para atuar na rede estadual. Cerca de  111 profissionais de saúde do programa ‘Brasil Conta Comigo’ já estão atuando em unidades da Susam.

O Ministério da Saúde informou na última quinta-feira (28) que 48 profissionais de saúde também vão ser incorporados à rede estadual, conforme informou . Estes 48 profissionais haviam sido contratados pelo programa para atuar no Hospital Gilberto Novaes, a unidade de campanha da Prefeitura de Manaus, mas não chegaram a ser efetivados.

Sobre a situação dos profissionais do projeto “Brasil conta comigo”, a Prefeitura de Manaus emitiu nota esclarecendo que o atraso na contratação de profissionais, por parte do Ministério da Saúde (MS), para atuarem no enfrentamento do novo coronavírus em Manaus, impossibilitou a lotação imediata de 31 especialistas oriundos de outros estados e enviados à capital.

Confira a nota da Prefeitura de Manaus na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclarece que o atraso na contratação de profissionais, por parte do Ministério da Saúde (MS), para atuarem no enfrentamento do novo coronavírus em Manaus, impossibilitou a lotação imediata de 31 especialistas oriundos de outros estados e enviados à capital, por meio da estratégia “O Brasil Conta Comigo”. Eles fazem parte de um grupo de 267 profissionais de saúde que integram o referido programa, sendo a maioria residente em Manaus.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, esteve reunido com o grupo, juntamente com representantes do Ministério da Saúde. Ele agradeceu o apoio desses profissionais de saúde que deixaram suas cidades e vieram somar esforços nessa batalha em Manaus.

“Estive pessoalmente no hotel, com a equipe do Ministério da Saúde e reunimos com vários profissionais. Ficou acertada a lotação deles, de acordo com o desejo e o perfil de cada um. A questão é que um pequeno número não aceita trabalhar em determinados locais e horários. Alguns são residentes em Manaus e precisam conciliar o plantão que já fazem em outros empregos, além de não mostrarem disposição em atender a população vulnerável. Porém, por meio de diálogo, foi possível chegar a um consenso”, explica o secretário da Semsa, Marcelo Magaldi.

O secretário se colocou à disposição para resolver a todos as pendências com a maior brevidade e assegurou apoio aos profissionais que vieram ajudar no enfrentamento da Covid-19. Desde a chegada da primeira turma, no dia 4 de maio, a Semsa vem dando todo apoio a esses profissionais, no tocante a refeições, apoio logístico e treinamentos.

Vale ressaltar que quando houve o lançamento do programa, pelo Ministério da Saúde, o cenário da pandemia era outro e o atual indica a necessidade de concentrar esforços no atendimento da rede de Atenção Primária. Em razão disso, esses profissionais estão sendo lotados de acordo com e perfil e experiência, dentro daquilo que a rede necessita atualmente, priorizando o atendimento básico. Até o momento, 101 profissionais já foram absorvidos pela rede municipal de saúde.

Confira os vídeos que os profissionais do “Brasil conta comigo” fazem as denúncias:

https://www.facebook.com/101593351471489/videos/266914341031865/

https://www.facebook.com/101593351471489/videos/545670159429499/

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…
Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações