Na noite desta quarta-feira (3/10) uma escola foi engolida durante deslizamento de barranco na Comunidade Furo do Paracuuba, localizada na zona rural de Iranduba, região metropolitana de Manaus.
Vídeos divulgados nas redes sociais registraram o momento de desespero de comunitários que assistiam o momento que a escola desabava junto com o barranco. As rachaduras na terra passam exatamente por debaixo de várias residências do local.
Durante o desabamento da escola, é possível ouvir uma mulher chorando copiosamente e várias pessoas correndo assustadas. Até o momento não se sabe de houveram vítimas.
Vídeo: Escola é engolida durante deslizamento de barranco na região metropolitana de Manaus
Defesa Civil do Estado do Amazonas confirmou o desbarrancamento na Comunidade Furo do Paracuuba, e informa que área afetada já estava interditada há 2 semanas e havia uma orientação para que as famílias deixassem suas casas de em virtude do risco eminente de um fenômeno de Terras Caídas, que tem acometido o Amazonas por conta da seca severa que o estado enfrenta.
O órgão informou também que amanhã (5/10), uma equipe de agentes da defesa civil e da secretaria de assistência social estarão no local para tentar retirar os moradores que ainda se encontram lá e levá-los para um aluguel social. Eles reforçam ainda a importância de que a população esteja atenta às recomendações da Defesa Civil e evite áreas de risco durante períodos de seca.
Confira os vídeos feitos por moradores na manhã desta quarta-feira, que já sinalizavam as rachaduras:
Confira o vídeo que registrou o momento que a escola desabou durante a queda do barranco:
Em quatro dias, esse é a segunda vez que um deslizamento assola uma comunidade do Interior. No sábado (30), um barranco desabou na comunidade do Arumã, em Beruri, município localizado a 173 quilômetros de Manaus. Três pessoas seguem desaparecidas. Cerca de 300 moradores da comunidade permanecem desabrigados.