Publicado
2 anos atrásno
Há muitos anos atrás, mais precisamente no ano de 2010, Manaus ganhou um projeto robusto e audacioso para mobilidade urbana visando ser sede da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil. Nasceu então a lenda do Monotrilho de Manaus.
O projeto ficou impecável. A estação de passageiros do Monotrilho de Manaus foi projetado pela PwC e EBEI, para o Governo do Amazonas. Foi tudo extremamente pensado para que o transporte de alta capacidade do sistema de transporte público de passageiros de Manaus fluísse, À época, o governador do projeto foi o Eduardo Braga, atual senador, porém, acabou passando o bastão para seu sucessor Omar Aziz, também atual senador. Ambos visavam preparar e adequar a cidade ao programa de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, que tinha a capital amazonense como uma das sub sedes.
A escolha da modalidade se deu especialmente por causa do solo manauara, que há muitos anos atrás, era cortado por diversos braços d’águas (igarapés), então, suspender seria a melhor opção e a mais viável. O Monotrilho é um tipo de metrô de superfície que trafega em via exclusiva suspensa por vigas. A expectativa era que o projeto servisse de meio de transporte para cerca de 202 mil passageiros por dia e reduzisse o tempo de percurso em até uma hora, comparando aos mesmos trajetos feitos de ônibus.
Por ser uma estrutura que exigia pouca intervenção urbana, previa poucas desapropriações. A implantação das estações foi definida em pontos estratégicos de integração, por exemplo, com terminais rodoviários existentes nas estações Constantino Nery, Santos Dumont, Cidade Nova e Jorge Teixeira e com a Arena da Amazônia.
Isso permitirá que o sistema bimodal – Monotrilho e BRT (Transporte Rápido por Ônibus) – atenda às demandas de transporte público de Manaus, interligando a zona leste da cidade, no eixo Av. Camapuã/Av.Noel Nutels, com interligação na Cidade Nova e prosseguindo pelas Avenidas Max Teixeira e Constantino Nery até o centro histórico.
O projeto das nove estações, tinha como partido uma estrutura de lajes para as plataformas e mezaninos, elevadas sobre pilares centrais localizados no canteiro central das avenidas. Nos mezaninos, estão as bilheterias, salas operacionais e conexões com as passarelas elevadas que passam sobre as avenidas e interligam a estação a seus edifícios de acesso.
O Brasil contabilizava diversos projetos ou até obras inacabadas, prometidas para a copa do mundo de 2014, e em 2022 com os jogos no Catar, algumas delas se quer foram finalizadas.
O projeto do Monotrilho de Manaus, que teve a autoria do então governador do estado, Eduardo Braga, morreu em 2013 quando a Justiça Federal do Amazonas cancelou a licitação, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal – MPF.
O monotrilho foi orçado em R$ 1,4 bilhões e nunca saiu do papel. Em fevereiro de 2012, a Secretaria de Infraestrutura do Amazonas assinou contrato com um consórcio da CR Almedia, Mendes Junior, Serveng e a empresa ferroviária da Malásia Scomi Rail para a construção do meio de transporte. Seriam 10 trens de seis carros, percorrendo um trajeto de 20 quilômetros.
A Scomi seria a mesma que forneceria os trens para a Linha 17 de São Paulo, que teve seu contrato encerrado, e também para o finado projeto da Linha 18-Bronze, de São Paulo até São Bernardo do Campos.
A linha passaria do Largo da Matriz para Jorge Teixeira, atendendo nove estações. Foi projetado para transportar até 35.000 passageiros por hora e por sentido.
Abaixo tem até o itinerário do Monotrilho de Manaus
Abaixo o vídeo do Monotrilho de Manaus que nunca saiu do papel, mas que até hoje vira chacota nas redes sociais.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)