Manaus
Vídeo : Estação do Metrô de Manaus é e sempre será lembrado em 1º de abril!

Publicado
2 anos atrásem

Há muitos anos atrás, mais precisamente no ano de 2010, Manaus ganhou um projeto robusto e audacioso para mobilidade urbana visando ser sede da Copa do Mundo Fifa 2014 no Brasil. Nasceu então a lenda do Monotrilho de Manaus.
O projeto ficou impecável. A estação de passageiros do Monotrilho de Manaus foi projetado pela PwC e EBEI, para o Governo do Amazonas. Foi tudo extremamente pensado para que o transporte de alta capacidade do sistema de transporte público de passageiros de Manaus fluísse, À época, o governador do projeto foi o Eduardo Braga, atual senador, porém, acabou passando o bastão para seu sucessor Omar Aziz, também atual senador. Ambos visavam preparar e adequar a cidade ao programa de mobilidade urbana para a Copa do Mundo de 2014, que tinha a capital amazonense como uma das sub sedes.
A escolha da modalidade se deu especialmente por causa do solo manauara, que há muitos anos atrás, era cortado por diversos braços d’águas (igarapés), então, suspender seria a melhor opção e a mais viável. O Monotrilho é um tipo de metrô de superfície que trafega em via exclusiva suspensa por vigas. A expectativa era que o projeto servisse de meio de transporte para cerca de 202 mil passageiros por dia e reduzisse o tempo de percurso em até uma hora, comparando aos mesmos trajetos feitos de ônibus.
Por ser uma estrutura que exigia pouca intervenção urbana, previa poucas desapropriações. A implantação das estações foi definida em pontos estratégicos de integração, por exemplo, com terminais rodoviários existentes nas estações Constantino Nery, Santos Dumont, Cidade Nova e Jorge Teixeira e com a Arena da Amazônia.
Isso permitirá que o sistema bimodal – Monotrilho e BRT (Transporte Rápido por Ônibus) – atenda às demandas de transporte público de Manaus, interligando a zona leste da cidade, no eixo Av. Camapuã/Av.Noel Nutels, com interligação na Cidade Nova e prosseguindo pelas Avenidas Max Teixeira e Constantino Nery até o centro histórico.
O projeto das nove estações, tinha como partido uma estrutura de lajes para as plataformas e mezaninos, elevadas sobre pilares centrais localizados no canteiro central das avenidas. Nos mezaninos, estão as bilheterias, salas operacionais e conexões com as passarelas elevadas que passam sobre as avenidas e interligam a estação a seus edifícios de acesso.
O Brasil contabilizava diversos projetos ou até obras inacabadas, prometidas para a copa do mundo de 2014, e em 2022 com os jogos no Catar, algumas delas se quer foram finalizadas.
O projeto do Monotrilho de Manaus, que teve a autoria do então governador do estado, Eduardo Braga, morreu em 2013 quando a Justiça Federal do Amazonas cancelou a licitação, atendendo a um pedido do Ministério Público Federal – MPF.
O monotrilho foi orçado em R$ 1,4 bilhões e nunca saiu do papel. Em fevereiro de 2012, a Secretaria de Infraestrutura do Amazonas assinou contrato com um consórcio da CR Almedia, Mendes Junior, Serveng e a empresa ferroviária da Malásia Scomi Rail para a construção do meio de transporte. Seriam 10 trens de seis carros, percorrendo um trajeto de 20 quilômetros.
A Scomi seria a mesma que forneceria os trens para a Linha 17 de São Paulo, que teve seu contrato encerrado, e também para o finado projeto da Linha 18-Bronze, de São Paulo até São Bernardo do Campos.
A linha passaria do Largo da Matriz para Jorge Teixeira, atendendo nove estações. Foi projetado para transportar até 35.000 passageiros por hora e por sentido.
Abaixo tem até o itinerário do Monotrilho de Manaus
Abaixo o vídeo do Monotrilho de Manaus que nunca saiu do papel, mas que até hoje vira chacota nas redes sociais.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Você Poderá Gostar
O Monotrilho de Manaus: Uma Lenda Urbana que Intriga a Cidade
Google cancela pegadinhas de 1° de abril por conta da pandemia
Aprovado Projeto de Metrô em Manaus
Monotrilho de Manaus
Grande festa de inauguração do Monotrilho – Manaus 2014 (com baré grátis)
Depois que o governo construiu o Monotrilho, o transporte coletivo em Manaus está Ótimo