Um vídeo que foi compartilhado nas redes sociais mostra o filho de 11 anos do fazendeiro Garon Maia Filho pilotando uma aeronave enquanto o pai bebia cerveja. Nas imagens é possível ver Francisco Veronezi Maia, de apenas 11 anos, pilotando o avião bimotor e recebendo orientações do pai.
A gravação das imagens feitas por Garon, mostra ele comemorando a decolagem feita pelo menino. Ainda nas gravações o pai se filma tomando cerveja e mostra o dedo escondendo a identidade da aeronave, para evitar futuras críticas. “Aqui tem que tampar por que senão tem uns pau no cú que enche o saco”, esbraveja o pai enquanto esconde uma parte do display da aeronave.
O avião bimotor caiu no último sábado (29/7) nas proximidades da cidade de Vilhena, em Rondônia, a poucos quilômetros do Mato Grosso. Pai e filho morreram na tragédia. Ainda nas imagens, que registradas num voo anterior ao do acidente, é possível ver que a criança usava chinelos. O vídeo foi publicado nas redes sociais de Garon, dias antes da queda.
“Vamos lá, seiscentos cavalos, pode empurrar. Seiscentão, Kikão, vai. Nossa Senhora. Não, mão na manete, mão na manete. Fica aí, olha a velocidade. Pode rodar. Roda, roda”, diz Garon ao filho, durante a decolagem. “Kikão, é sozinho mesmo, rapaz”, vibra o pai.
Garon pergunta ao filho se está tudo certo, e a criança responde que sim. “Meu piloto, boa”, elogia o pai, que depois se filma tomando uma garrafa de cerveja. “Passageiro pode consumir uma né, Kiko?”, ressalta Garon, que era considerado um piloto experiente.
Vídeo: Filho de 11 anos pilota avião enquanto o pai bebe cerveja, dias antes do acidente que matou os dois
De acordo com informações o avião tinha como destino a Fazenda Jaqueline, que fica no Estado de Mato Grosso, a poucos quilômetros de Vilhena. O tempo de voo estimado até o destino era de 15 minutos, mas o bimotor sumiu dos radares 5 minutos após a decolagem.
Garon era empresário, neto do pecuarista Garon Maia. O avô, cujo nome de batismo era Braulino Basílio Maia Filho, foi um pecuarista pioneiro e reconhecido nacionalmente, que morreu aos 93 anos, em 2019.