Um jovem formando, chamado Imer Baldovino Quevada, da Bolívia, resolveu entrar na sua colação de grau acompanhado do seu fiel escudeiro e surpreendeu seus amigos ao montar no seu cavalo Tormento para a cerimônia oficial.
“Eu disse ao professor que queria ir a cavalo porque ele é meu fiel amigo, me acompanhava todos os dias naquelas vias com enchentes e agora também tinha direito a ir na minha formatura”, disse à mídia local.
Imer contou que a área onde ele morava foi afetada por uma enchente e não havia meio de transporte que pudesse leva-lo para a escola. Foi então que Antonio Enrique Ordóñez, proprietário de uma fazenda próxima onde ele trabalhava, ofereceu o cavalo para o jovem conseguir terminar os estudos.
Cavalo e rapaz fizeram o percurso por dois anos com chuva, sol ou enchente. Durante esse trajeto, o caminho muitas vezes se mostrou difícil com lama e rio transbordando.
Formando recebe certificado de conclusão montado em seu cavalo que o levou para escola a vida inteira
Imer fez o pedido pelo convidado inusitado a escola, e prontamente foi atendido. Todos ficaram sensibilizados pois desconheciam as dificuldades que o jovem vinha enfrentando.
“Tudo é possível com esforço, todo sacrifício tem sua recompensa, não tem desculpa para não estudar”, comentou.
Os amigos cavalgaram orgulhosos na cerimônia de formatura. Agora Imer deseja cursar Engenharia Agrícola na faculdade e está em busca de recursos para realizar mais este sonho.