Famosos, TV e Internet
Vídeo: Gringo escala Ponte Rio Negro e no topo critica falta de acesso

Nos últimos dias, um vídeo antigo, meio esquecido começou a ganhar força nas redes sociais e reacender uma polêmica em Manaus: o influencer polonês Marcin Banot foi flagrado no alto da imponente Ponte Rio Negro, escalando e praticando rapel sem qualquer equipamento de segurança. Folgado, ele chega a preparar uma bebida a base de mate, no topo da ponte.
As imagens, gravadas em 2024, mostram Banot e um grupo de homens no topo da estrutura de 190 metros de altura, realizando manobras perigosas, operando drone e até preparando uma bebida com erva mate bem no alto da ponte. A cena, que parecia ter passado despercebida na época, agora voltou com tudo e está dividindo opiniões.
Ao chegar no topo da ponte do Rio Negro, Marcin conta critica a falta de acesso ao topo da ponte se referido ao valor de 1 bilhão que custou a obra, e questiona ainda sobre as lâmpadas que estariam queimadas. O polonês mostra que não há escadas para que “as pessoas possam subir”.
Quem é Marcin Banot?
O polonês não é novato em façanhas arriscadas. Conhecido mundialmente por escalar prédios e monumentos sem proteção, Banot acumula polêmicas. Em junho de 2024, ele chegou a ser preso na Argentina após escalar um edifício de 30 andares em Buenos Aires.
No Amazonas, além da Ponte Rio Negro, ele também visitou as ruínas do Ariaú Amazon Towers e mergulhou no Rio Negro junto com crianças ribeirinhas. No estilo ousado de registrar aventuras já lhe rendeu mais de 330 mil seguidores no Instagram e meio milhão no YouTube.

Polonês sobe a Ponte Rio Negro e imagens viralizam – Imagem: Reprodução
E a fiscalização?
Já no topo da Ponte do Rio Negro, Marcin conta como foi planejada a façanha e quanto custou. O polonês afirmou ter gasto R$ 4.500 reais com os preparativos para a aventura, sendo que R$ 3.500 ele teria pago numa suposta licença para acessar e subir a ponte. Em alguns momentos do vídeo o influencer chega a criticar a falta de acesso ao topo da ponte, questionando o valor de 1 bilhão para a construção sendo que na estrutura não havia escada para subir tão alto.
A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sedurb) confirmou que a escalada foi feita sem autorização e destacou que a ponte é considerada área de segurança, com proibição para atividades não autorizadas.
Segundo a pasta, há planos de instalar câmeras de monitoramento no local para evitar novas invasões e coibir práticas arriscadas.

Polonês sobe a Ponte Rio Negro e imagens viralizam – Imagem: Reprodução
Debate nas redes

Polonês sobe a Ponte Rio Negro e imagens viralizam – Imagem: Reprodução
Enquanto alguns internautas elogiaram a coragem do influencer, muitos outros criticaram a irresponsabilidade da atitude, destacando o risco de acidente e a falta de respeito às normas locais.
O que não resta dúvida é que as imagens trouxeram novamente à tona a importância de discutir segurança e fiscalização em pontos icônicos da nossa cidade.