Neste sábado (29/4) a deputada Joana Darc e informou durante live nas redes sociais que acamparia na frente da sede do Ibama, localizada no Distrito Industrial I, em Manaus.
Na ocasião, a parlamentar explicou que havia feito um acordo para visitar a capivara Filó junto com Agenor Tupinambá e um veterinário, para avaliar o estado físico e psicológico do animal e o local onde a capivara estava. Mas ao chegarem no local, Agenor e a deputada foram impedidos de entrar no local.
Em forma de protesto, Joana Darc convocou o apoio da população na manifestação após o órgão impedir que Agenor visitasse Filó, como havia sido acordado, segundo informou a deputada .
“Já são dois dias que a gente não vê a Filó. A responsável do Cetas (IBAMA) não responde a gente. Estamos muito preocupados, porque o que acordamos, verbalmente, era que no momento que ele (se referindo ao Agenor) quisesse, ele ia poder ver a Filó, e eu também estaria acompanhando junto com um veterinário”, contou Joana.
Somente depois de diversas tentativas legais, eles conseguiram entrar no local onde Filó estava. Porém logo após entrarem a deputada Joana Darc, Agenor e o veterinário que estava acompanhando, se depararam com um ambiente deplorável.
Aos prantos, Joana Darc contou sobre o descumprimento do acordo por parte do IBAMA. “Vou acampar aqui no Cetas, não vou sair”, disse. “A Filó está sendo vítima de maus-tratos pelo Ibama. Quando um animal está sofrendo maus-tratos, qualquer pessoa pode agir, então eu só vou sair daqui com a Filó”, afirmou.
Filó havia sido posta do lado externo da gaiola onde estava, e inconformada com o ambiente sujo que encontrou, a parlamentar abriu uma live e começou a mostrar em que condições Filó estava acomodada. Assim como os outros animais apreendidos.
A live da deputada Joana Darc comoveu vários internautas de todo o Brasil que acompanhavam a live. Em poucos minutos dezenas de pessoas já estavam na frente do Centro de Triagem de Animais Silvestres do IBAMA- CETAS para prestar apoio ao Agenor atendendo ao apelo de Joana Darc.