Um jovem foi internado em um hospital após tentar um procedimento de rinoplastia sozinho na própria casa, em Campo Limpo Paulista, na zona sul de São Paulo. O rapaz tentou fazer uma plástica para afinar o nariz depois de assistir a vídeos de tutoriais na internet.
O homem teria utilizado um anestésico de uso veterinário, fio de sutura absorvível, fio de violão e uma supercola. Após os ferimentos serem tratados, o rapaz teve alta. A atitude, porém, chama atenção para que esse tipo de conteúdo na internet não seja seguido.
Tutoriais de como realizar procedimentos cirúrgicos ou até mesmo sobre objetos que prometem afinar o nariz trazem riscos e podem resultar em consequências sérias. Segundo o cirurgião plástico Thomas Benson, uma pessoa que não tem experiência em cirurgia tentar fazer alguma coisa que envolva grande complexidade é algo “programado para não dar certo”. O cirurgião Thomas Benson adverte que fazer procedimentos sozinho pode envolver riscos de vida.
Vídeo: Jovem tenta fazer sozinho uma plástica caseira no nariz e acaba no hospital
O paciente em questão usou álcool 70% para higienizar o local, mas não tomou cuidados básicos como o uso de luvas ou a limpeza do sangue no final do procedimento. Além disso, usou anestésico animal e cola instantânea para encerrar o procedimento. Por conta do trauma, ele precisará ser acompanhado por um psicólogo.
A assessoria de comunicação do YouTube informou que um dos vídeos citados na reportagem foi retirado do ar. Outros conteúdos sobre o tema, que mostram intervenções menos invasivas, como o uso de dilatadores nasais para alterar a aparência do nariz, passaram a ter restrição de idade na plataforma – ou seja, só usuários com mais de 18 anos podem acessá-los.