Meste fim de semana um assunto que tomou conta das redes sociais foram sobre as luzes não identificadas vistas no céu de Porto Alegre na noite de sexta-feira (4) e de sábado (5), por pilotos de avião de diferentes companhias.
Um dos casos foi registrado em vídeo pela Central de Controle do Aeroporto Salgado Filho, o piloto do voo 3406, da TAM, que decolou de Guarulhos (SP) com destino a Porto Alegre, pergunta, por volta das 23h de sábado, à controladora de tráfego:
“Por gentileza, só por curiosidade, tem algum reporte de algum objeto na posição de 10 para 11 horas, praticamente sobre Porto Alegre, um pouquinho ao sul?”.
A controladora diz que não recebeu nenhum “reporte”, termo usado na avaliação para relatos de eventos de segurança operacional. E o piloto prossegue:
“Tem umas luzes. Por vezes, elas apagam, acendem, às vezes são uma, às vezes são duas ou três”, diz.
O diálogo se encerra com a controladora sinalizando que registraria a situação, mas que nada tinha sido relatado ainda, e o piloto falando que outros aviões já haviam percebido as luzes antes.
No total, entre 22h50 e 23h10, quatro voos comunicaram à Central de Tráfego terem percebido luzes estranhas no céu: o 4248, o 3140 e o 4407, além do 3406, das companhias Azul e TAM. Em todos os casos, as luzes acendiam, se moviam e apagavam, mas não prejudicavam o tráfego.
As luzes de sexta foram vistas pela equipe do voo 4248, da Azul, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Porto Alegre, por volta das 23h. Piloto e comissário teriam visto elas se movimentando na direção à Lagoa dos Patos, mesmo local onde foram vistas as luzes de sábado.
Questionada sobre o assunto, a Fraport Brasil, administradora do Aeroporto Salgado Filho, respondeu que não registrou nada a respeito. As companhias aéreas também não notificaram a Fraport sobre as luzes. Ou seja, seria tipo um abafa o caso.
Confira o registro das luzes relata pelo piloto à torre de controle de voou: