Um vídeo compartilhado nas redes sociais, mostra uma professora dentro de uma sala de aula, tendo um ataque de ira contra uma aluna de 13 anos com deficiência intelectual. As imagens feitas por um celular de um aluno, registrou o momento que a professora arranca a carteira escolar da aluna e aos gritos expulsa a menina da sala.
O fato aconteceu em uma Escola estadual em Sales Oliveira, São Paulo, e o caso chegou ao conhecimento da Secretaria de Educação de São Paulo depois que as imagens viralizaram nas redes sociais. A família da estudante registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil na tarde de segunda-feira (28/8) para apuração dos fatos.
A discussão aconteceu na última quinta-feira (24/8), em uma sala do 7º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Capitão Getúlio Lima. No vídeo a menina, de 13 anos, aparece deitada com a cabeça sobre a carteira, enquanto a professora, de pé, parece tentar chamá-la. A professora então se abaixa e a menina com a cabeça para baixo, reage e parece haver um toque da mão da menina no ombro direito da professora. Na sequencia, a professora arranca a carteira e grita para que a estudante vá para a diretoria.
Imagem: Reprodução
Na ocasião, a professora chega abrir a porta da sala e aos gritos afirma que fará um boletim de ocorrência, alegando ter levado um murro da menina. Além da turma que estava na sala de aula, outras crianças que estão do lado de fora da sala de aula presenciam o fato
Os pais da estudante disseram não terem sido acionados pela direção da escola sobre a suspensão da aluna e informaram que a menina tem depressão e toma remédios controlados. “Eles na escola sabem o relatório da minha menina, então na hora que eu vi aquilo ali como mãe eu estou arrasada,, arrasada mesmo”, afirma a caseira Edinalda Moreira Ferreira, mãe da menina.
Em nota, a Secretaria de Educação do Estado informou repudiar qualquer forma de agressão e confirmou o afastamento da professora para apuração dos fatos. Informou ainda que, ao final do procedimento, a docente pode ter o contrato cancelado. A pasta também comunicou que, assim que soube do caso, entrou em contato com os pais da aluna para prestar esclarecimentos.
Confira o vídeo que mostra a professora gritando e arrancando a carteira da menina de 13 anos: