Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o momento em que uma aeronave parece bater em algo e cai. Mensagens que acompanham as imagens dizem que as cenas são da queda da aeronave em que estava a cantora sertaneja Marília Mendonça.
Marília Mendonça, de 26 anos, e mais quatro pessoas morreram na tarde desta sexta-feira (5) após a queda de um avião de pequeno porte perto de uma cachoeira na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais.
No Tik Tok, o vídeo é acompanhado de uma música da cantora e tem a seguinte legenda: “Bem na hora foi gravado”.
Uma busca reversa nas imagens, no entanto, mostra que o vídeo foi registrado há quase dez anos e não tem nenhuma relação com a tragédia em MG. As cenas são, na verdade, de um acidente ocorrido em 20 de abril de 2012, em Jundiaí, no interior de São Paulo.
O boato se aproveita do fato de a aeronave da cantora ter batido em um cabo de uma torre de distribuição para tentar passar essa impressão no corte que é feito.
Uma versão mais longa do vídeo viral, porém, mostra a aeronave em chamas logo depois, o que não ocorreu no caso do acidente com Marília Mendonça. Não havia também uma cachoeira.
O mesmo vídeo de 2012, aliás, já foi usado fora de contexto como referência a um acidente ocorrido em Piracicaba, em setembro de 2021.
Essa não é a primeira mensagem falsa que descontextualiza o acidente com Marília Mendonça. O Fato ou Fake já mostrou que é mentira que um áudio em circulação nas redes sociais revele as últimas palavras de piloto do avião da cantora. Na verdade, o áudio retrata a conversa da tripulação do voo da Gol que caiu 15 anos atrás.
Vídeo que mostra o momento da queda de avião de Marília Mendonça é fake – Imagem: Divulgação
Fonte: G1