Amazonas
Vídeo registra queda de avião no Rio Negro e resgate de feridos; veja
Um vídeo chocante gravado por uma testemunha flagrou o exato momento em que um avião de pequeno porte caiu no Rio Negro, nas proximidades da Vila de Paricatuba, em Iranduba, na manhã de domingo (4). As imagens, que circulam nas redes sociais, ajudam a entender como ocorreu o acidente e mostram a tensão vivida pelos ocupantes da aeronave, que ficaram feridos.
O registro foi feito pelo arquiteto Fernando Araújo, que estava pilotando um jet ski quando percebeu algo fora do comum: o avião voava muito baixo, rente à água, realizando manobras arriscadas sobre o rio.
Segundo Fernando, a aeronave chegou a tocar a água duas vezes ainda durante o voo, como se tentasse pousar. Após o segundo contato, ele decidiu começar a filmar, ao perceber que o avião continuava em baixa altitude, dando a impressão de que faria um terceiro pouso.
“Depois disso, ele subiu novamente, voou por alguns instantes e tentou uma manobra, como se fosse fazer uma curva para aterrissagem, mas não conseguiu”, relatou o arquiteto.
Poucos segundos depois, a aeronave perdeu estabilidade e caiu no Rio Negro. Fernando foi o primeiro a chegar ao local do acidente e encontrou o avião ainda flutuando. Ao se aproximar, percebeu que havia dois homens a bordo.
De acordo com ele, o homem mais velho aparentava ser o piloto e estava em estado de choque, precisando ser acalmado. Já o passageiro, mais jovem, conseguiu usar o telefone para pedir ajuda.
Logo após o resgate inicial, outras pessoas que estavam na região se aproximaram para auxiliar no atendimento. As vítimas foram levadas até um ponto de apoio, onde receberam os primeiros socorros.
Fernando também fez questão de esclarecer um detalhe importante: apenas um avião estava em voo no momento do acidente. A outra aeronave que aparece nas imagens, com prefixo vermelho, estava estacionada em um mirante da região e não teve qualquer envolvimento na ocorrência.
O piloto e o passageiro sofreram ferimentos pelo corpo e foram atendidos ainda no local. Até a última atualização, eles não haviam sido identificados oficialmente.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que foi acionado e enviou uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma Unidade de Resgate (UR) e cinco militares para a ocorrência. No entanto, ao chegarem, os bombeiros constataram que as vítimas já haviam sido socorridas por populares. Após vistoria, não foram identificados riscos imediatos, e a área foi considerada segura.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, até o momento, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) não foi oficialmente notificado sobre acidente ou incidente aeronáutico na região na data mencionada.
Veja vídeo:








