Publicado
6 meses atrásno
Locais de respeito e reverência aos entes queridos, os cemitérios públicos de Manaus ganharam um tratamento especial na gestão David Almeida. A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) reformou os dez cemitérios existentes na capital, sendo seis na zona urbana e quatro na zona rural. Com investimento de R$ 10,5 milhões, oriundos de emendas parlamentares, foram realizadas melhorias de todas as estruturas físicas, internas e externas desses espaços.
O titular da pasta, Sabá Reis, apontou que dentro dos serviços executados, foram reformadas as guaritas, a segurança e revitalizada a estrutura dos prédios administrativos, que ganharam setores mais amplos e confortáveis, com ar-condicionado, computadores e banheiros. As sepulturas receberam manutenção e, hoje, equipes de limpeza realizam, diariamente, serviços de pintura, lavagem, poda, paisagismo, capinação, varrição, restauração de calçadas e meios-fios.
“Após anos sem qualquer reforma, todos eles passaram por obras de melhoria e revitalização. Hoje todos contam com muros e portões, guarita, iluminação com luminárias de LED e segurança. Além disso, as equipes de limpeza realizam manutenções diárias, conservando os ambientes sempre aptos para atender a todos com respeito e dignidade”, afirmou Sabá Reis.
Na área urbana, destaca-se o serviço realizado no cemitério Nossa Senhora de Aparecida, localizada na avenida do Turismo, zona Oeste da capital, onde foram construídos ou reformados a administração, refeitório, capela, vias e postes de iluminação, além da inauguração da rede hidráulica após 40 anos. Antes, o espaço era abastecido por carros-pipa.
Já na área rural, foram revitalizados os campos-santos Nossa Senhora da Conceição das Lages, localizado às margens do rio Negro, no bairro Mauazinho; Santa Joana do Puraquequara, às margens do lago do Puraquequara, no Distrito Industrial; e Nossa Senhora do Carmo, às margens do rio Amazonas, também na área do Distrito.
O cemitério Nossa Senhora da Conceição das Lajes ganhou uma área administrativa, que antes não existia, móveis novos, banheiro, arborização e pintura, além de possuir três quadras com capacidade para aproximadamente cinco mil sepultamentos.
O cemitério público Santa Joana do Puraquequara, no Distrito Industrial, existe há 110 anos e, pela primeira vez, recebeu melhorias de infraestrutura, serviços de pinturas e arborização.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Galeria de Honra 2024: Prefeitura celebra 33 educadores por projetos que transformam a educação
David Almeida libera tráfego na Mário Ypiranga após obra de drenagem em tempo recorde
Prefeitura de Manaus avança na obra de drenagem com instalação de aduelas na Mário Ypiranga
Desfile, dança e música marcam encerramento das Olimpíadas da Terceira Idade em Manaus
Espírito Natalino toma conta da Ponta Negra com Parada Natalina da Prefeitura
Prefeitura de Manaus homenageia recém-aposentados em programa de acolhimento da Manausprev