Uma raiz bastante apreciada no Amazonas é o Cará Roxo. Inclusive, é cheio de benefícios o cará roxo para quem o come. O cará roxo normalmente é consumido junto com o café regional amazonense.
O cará-roxo tem origem amazônica e é uma tuberosa muito apreciada pela população local, sendo mais comumente identificado por esse nome em função da variedade de cor roxa ser a mais difundida e encontrada na região. Porém, além do cará-roxo, há também outras variedades, caracterizadas pela coloração branca e amarela.
O chá de toda a planta denominada de Cará Roxo é recomendado para combater herpes e outros tipos de dermatoses. Mas o fruto é rico em amido e vitaminas do grupo B, ótimo energético, de fácil digestão e rica em fitoquímicos e propriedades terapêuticas.
O consumo desse tubérculo e seus benefícios terapêuticos é indicado na farmacopeias chinesa e ayurvédica. O uso culinário é bastante diversificado, desde cozido ou preparado em sopas, refogados, sucos, purês e até sobremesas.
Tradicionalmente é parte da alimentação das regiões Norte e Nordeste, mas vem sendo cultivado em outras regiões do País como alternativa à batata inglesa e hoje podem ser encontrados em feiras e supermercados da região Sul do Brasil.
É recomendado cozinhar com a casca para depois retirá-la para consumir ou usar como complemento ou ingrediente de refogados ou cozidos.
Você sabia que o cará roxo pode ajudar no combate à herpes?!
Fonte : Por Glaucilene Alencar DRT – 0001710/AM / Portal do Holanda