Publicado
2 meses atrásno
Por
Jussara Melo
O governador Wilson Lima acompanhou, na sexta-feira (30/08), a entrega de mais um purificador de água pelo Projeto Água Boa para a comunidade Agrovila, no Tarumã-Mirim, na zona rural de Manaus, onde moram mais de 180 famílias. A ação faz parte da Operação Estiagem 2024 e vai assegurar o abastecimento de água potável em áreas afetadas pela seca.
“Isso é importante principalmente nesse momento em que os rios começam a baixar muito e o período sem chuva é mais prolongado. No ano passado, essa comunidade ficou totalmente isolada. Nós estamos montando essa estrutura porque essa é uma comunidade polo e vai atender outras duas comunidades dessa área. A comunidade vai poder vir aqui para ter água de qualidade”, explicou Wilson Lima.
De acordo com a Defesa Civil do Amazonas, o purificador vai beneficiar mais de 750 pessoas que vivem do plantio e da pesca na localidade, que fica a 25 quilômetros de distância da área urbana de Manaus. Para chegar até o local, o tempo percorrido chega a 50 minutos saindo do porto da capital.
Na estiagem de 2023, a comunidade Agrovila ficou totalmente isolada devido à descida das águas e moradores enfrentaram desafios como caminhar por longas horas em bancos de areia para ter acesso a mantimentos. Outro problema enfrentado pelos moradores foi em relação à qualidade da água, retirada de poço e não passar por um processo de purificação, sendo imprópria para consumo.
“Isso vai melhorar a saúde das crianças porque a água vai ser tratada e filtrada. Agora a gente vai levar não a água do poço, mas sim uma água tratada para casa, para as crianças, idosos consumirem. Nós adoecíamos porque a água não era tratada”, destacou a pescadora e líder comunitária da Agrovila, Alice Pimentel, de 44 anos.
Na comunidade Agrovila, a água consumida pelos moradores será retirada de um poço artesiano, já existente e direcionada para o purificador. Em locais onde não há poços ou cacimbas, o sistema de purificação Água Boa realiza o tratamento da água coletada diretamente dos rios. Cada sistema é composto por um purificador e uma caixa d’água, com capacidade para atender até 250 famílias por dia, alcançando 1.000 pessoas.
Por meio dos purificadores, a água é coletada e conduzida por tubulações até uma caixa d’água com capacidade de 5 mil litros. Na caixa, a água passa por um processo inicial de separação de impurezas e recebe adição de cloro para desinfecção.
Em seguida, a água é direcionada para um filtro que contém minerais, proporcionando uma purificação ainda mais rigorosa. Ao abrir a torneira, a água, totalmente tratada, está potável e pronta para o consumo.
A Defesa Civil do Estado também orienta os moradores sobre o funcionamento, manutenção e procedimentos adequados de limpeza da água, garantindo que o processo seja eficiente e seguro.
Desde 2019, o Governo do Amazonas já entregou 585 sistemas do projeto Água Boa e instalou 550 estruturas em 55 municípios do Amazonas, bem como seis Estações de Tratamento de Água Móvel. Somente em 2024, 20 sistemas já foram instalados e até o final do ano, o objetivo é implantar mais 35 purificadores em comunidades com dificuldade de acesso à água potável.
Em ação de preparação e resposta da Operação Estiagem 2024, o Governo do Amazonas também já enviou 100 caixas d’água de 500 litros para armazenamento de água.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Wilson Lima reinaugura voo Manaus-Lisboa e destaca incentivo para ampliar voos internacionais
Alerta: Estiagem histórica pode secar ainda mais os rios até dezembro na Amazônia
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam
Rio Negro volta a subir em Manaus após recorde de seca: “Repiquete” pode explicar
David Almeida afirma que Wilson Lima apoiará Alberto Neto no segundo turno
Estiagem histórica: Rio Negro registra menor nível em 122 anos e Prefeitura amplia operação “Estiagem”