Publicado
5 anos atrásno
O município de Barreirinha, localizado na região do baixo Amazonas se prepara para mais um espetáculo em nome da cultura popular. O 31º Festival Folclórico da cidade acontece agora, no mês de outubro, entre os dias 24 e 26 e será transmitido ao vivo pela TV Encontro das Águas, antiga TV Cultura do Amazonas.
Em 2019 o evento faz uma justa homenagem ao ícone da literatura regional, o poeta Amadeu Thiago de Mello, que em março deste ano completou 93 anos. Assim como em Parintins, também tem a disputa entre dois bois, ou melhor, touros. Sim, de um lado a força vermelha do Touro Branco, do outro, a garra azulada do Touro Preto, e tudo isso acontece em um lugar chamado de touródromo.
Nessa cidadezinha pacata e acolhedora, acontece um dos mais belos espetáculos da cultura popular: o Festival Folclórico de Barreirinha. O Festival teve inicio em 1978 e está em sua 31ª edição oficial.
Desde 2005, a festa cultural ocorre no último fim de semana de outubro, e este ano será realizado entre os dias 24 e 26. No dia 24, é realizada a festa dos visitantes, com apresentações culturais e várias atrações locais e regionais.
Uma das novidades desta 31ª edição é nova arena do festival, o Touródromo, que será inaugurado em homenagem a um dos mais influentes políticos que a cidade já teve: João Bezerra dos Santos. Filho de família tradicional barreirinhense.
O Touródromo possui camarotes, cabine de transmissão para imprensa, arquibancadas, salas para serviços diversos e banheiros. É aqui, no coliseu do povo Andirá, que nas noites dos dias 25 e 26, acontece a disputa entre os touros: Preto e Branco.
Duas cores, duas paixões, que se enfrentam em nome da cultura popular. De um lado a Batucada do Touro Branco, representada pelas cores vermelho e branco. Do outro lado a Marujada do Touro Preto, representada pelas cores azul e branco.
Na arena, o visitante tem a oportunidade de viver a emoção de uma das maiores festas folclóricas do Amazonas. Lendas, mitos, contos amazônicos, a tipicidade do caboclo ribeirinho e a rivalidade dos bumbás de Barreirinha.
A história do município de Barreirinha se confunde com a história dos bumbás de Parintins, isso porque segundo os antigos moradores, foi aqui, que os bumbás Caprichoso e Garantido, deram os primeiros passos, e só anos depois foram bailar em currais parintinenses.
O município está localizado as margem direita do Paraná do Ramos, e Rio Andirá, afluente do majestoso Rio Amazonas, e está distante da capital Manaus cerca de 331 quilômetros.
A terra dos touros azul e branco, também é lugar de gente ilustre, pois foi aqui às margens do Paraná do Ramos, que nasceu o poeta amazonense Thiago de Mello, conhecido internacionalmente.
Segundo o senso de 2019, Barreirinha possui uma população estimada de pouco mais de 32 mil habitantes, sendo o 24º município mais populoso do Estado do Amazonas.
Este ano o festival será transmitido ao vivo pela TV Encontro das Águas, antiga TV Cultura do Amazonas. Com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente, Governo do Amazonas. Realização: Prefeitura Municipal de Barreirinha.
O que?: 31º Festival Folclórico de Barreirinha
Quando?: 24, 25, 26 de outubro
Onde?: Município de Barreirinha
Quem?: Touro Branco e Touro Preto
Como: TV Encontro das Águas
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)
FAF promoverá a Copa da Floresta, o maior campeonato dentro da Floresta Amazônica
TCE-AM incentiva 8 mil estudantes a fiscalizar gastos públicos no Amazonas
Prato Cheio: Governo gera 150 postos de trabalho em dez municípios do Amazonas
Motociclista tem pernas decepadas e morre ao bater com retroescavadeira no Amazonas
Poeta amazonense Thiago de Mello morre aos 95 anos