Publicado
6 anos atrásno
O Ministério Público de São Paulo pediu a prisão do youtuber Nando Moura sob acusação dos crimes de injúria e difamação. Ao Juizado Especial de Embu das Artes, o MP requer uma pena de dois anos de reclusão.
Oficiais de Justiça não encontraram Nando Moura para dar sequência aos inquéritos
De acordo com o Diário, Nando Moura deverá ser condenado por chamar uma estudante do interior de São Paulo de “vagabunda” em vídeo com mais de 100 mil visualizações. O vídeo em questão foi tirado do ar pelo youtuber, mas a acusação tem e conseguiu anexá-lo no processo.
O processo acontece desde 2015, nota o Diário, mas oficiais de Justiça não encontraram Nando Moura para dar sequência aos inquéritos. Moura foi procurado nos endereços de sua conta de telefone celular e outros serviços, além da casa de sua mãe, mas não foi encontrado.
Os advogados de defesa de Nando Moura negam o crime e alegam que o youtuber teria feito “exercício claro e inalienável de seu direito de expressão”.
Despacho MP
Outro lado
De acordo com a Defesa de Nando Moura, nenhum crime ocorreu, pois suas palavras devem ser vistas como “exercício claro e inalienável de seu direito de expressão”.
Além disso, afirma a Defesa, o fato de a estudante ofendida participar de um coletivo de combate ao racismo a torna sujeita a este tipo de crítica:
“Há de se ressaltar que a Querelante (Poliana), (SIC) colocou-se em posição pública de destaque, qual seja, representante de organização política formada por alunos negros da Faculdade de Direito da USP de Ribeirão Preto, denominada ‘Coletivo Negro’. Nessa condição, evidentemente, a Querelante está naturalmente mais sujeita à crítica, ampliando-se sobremaneira o direito à liberdade de expressão.”
A Justiça deverá proferir sentença em primeira instância sobre o caso nas próximas semanas ou meses.
Como se observa no vídeo abaixo, Poliana não é a primeira pessoa a quem Nando Moura ataca em seu canal de Youtube.
Fonte: DCC
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Tudo o que sabemos sobre o caso “Bonde dos Mauricinhos” de Manaus
Caso Djidja Cardoso: MP se pronuncia sobre envolvidos no caso, confira as atualizações
Confira o Laudo Pericial afirmando que não houve entrega de sacola com dinheiro na Semcom
Ministério Público abre inquérito para investigar a entrada de crianças e adolescentes em shows da funkeira MC Pipokinha
De novo toda hora?! Deputado Saullo Vianna é alvo de operação do Ministério Público no AM
Josué levará ao Ministério Público denúncias de que EPIs doados estão sendo inutilizados pelo Governo do Amazonas