Sob protesto, Presidente Bolsonaro receberá titulo honorário da cidade de seu bisavô na Itália - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, domingo, 22 de dezembro de 2024

Política

Sob protesto, Presidente Bolsonaro receberá titulo honorário da cidade de seu bisavô na Itália

Publicado

no

Foto: Arquivo

Apesar de protestos de ativistas e até grupos religiosos, que se opunham à homenagem, foi aprovada nesta segunda-feira (25) a concessão da cidadania honorária da cidade italiana de Anguillara Veneta ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro.

A proposta foi feita pela prefeita, Alessandra Buoso, do partido de ultradireita Liga, que justifica que um bisavô de Bolsonaro nasceu ali, e recebeu nove votos a favor, três contra e uma abstenção na Câmara Municipal, de acordo com a agência italiana de notícias Ansa.

Uma petição online com mais de 2.600 assinaturas reivindicava que a honraria não fosse concedida.

O presidente deve receber o título pessoalmente durante sua viagem à Itália, na próxima semana. Ele irá ao país para participar da Cúpula do G20, em Roma, nos dias 30 e 31 de outubro, acompanhado dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e das Relações Exteirores, Carlos França.

Segundo a Deutsche Welle, ele deve estar em Anguillara Veneta no dia 1º de novembro. Além do titulo de cidadão honorário, o presidente também deve visitar o cartório local, onde estão os registros de seus antepassados.

Segundo o deputado ítalo-brasileiro Luis Roberto Lorenzato, também da Liga, a ideia de conceder o título surgiu após brasileiros terem contatado autoridades da cidade e informado que pesquisas indicaram que o presidente brasileiro era descendente de um habitante de Anguillara Veneta que migrou para o Brasil.

“Pavimentada a possibilidade de uma visita diplomática brasileira, de comum acordo entre as partes, como sinal de reconhecimento, pensou-se em conferir a cidadania honorária”, diz uma nota divulgada pelo deputado em redes sociais.

A proposta da prefeita foi assinada no dia 20, mesmo dia em que o Senado brasileiro apresentou o relatório final da comissão da CPI da Pandemia, que atribuiu nove crimes a Bolsonaro, incluindo crime contra a humanidade.

Questionada sobre o assunto, a política italiana disse que não estava ciente, de acordo com a Deutsche Welle. Ela afirmou que a homenagem não tem motivação política. “Pensei nas pessoas do meu país que migraram para o Brasil e construíram uma vida até chegar à Presidência, levando o nome de Anguillara Veneta para o mundo”, disse Buoso em entrevista à Ansa.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

A cidade, a 80 quilômetros de Veneza, tem apenas 4 mil habitantes.

 

 

 

 

Fonte: G1

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Criador de conteúdo, Editor de Vídeos e as vezes comediante Um amante da fotografia e vídeos cômicos Criando a vida dos meus sonhos um dia de cada vez Você não sabe o quanto eu caminhei… Para chegar até aqui…

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações