Na manhã desta quinta-feira (03/03), um redemoinho causou pânico e um rastro de destruição na cidade de Nhamundá, distante 383km de Manaus. De acordo com informações da A Defesa Civil município, o fenômeno aconteceu por volta das 9h da manhã, segundo monitoramento realizado pela coordenadoria regional.
O redemoinho começou com uma tromba d’água no rio que ao chegar na orla da cidade tomou proporção maior e o vento forte atingiu oito casas, uma escola e a feira do município. Vários imóveis tiveram destelhamento parcial e danos na estrutura.
De acordo com nota da Defesa Civil de Nhamundá, o município está sem fornecimento de energia elétrica e apesar da intensidade do fenômeno meteorológico, não houve registro de feridos. As pessoas que foram afetadas pelo vendaval estão recebendo apoio da Prefeitura local. A Defesa Civil do Amazonas segue monitorando todos os 62 municípios que compõem as nove calhas do estado.
A tromba d’água é um fenômeno meteorológico que consiste na formação de uma coluna giratória composta por grande quantidade de vapor e água, em nuvens espessas que se movem, formando um cone cuja base é voltada para o alto.
Confira os registros do redemoinho vindo de uma tromba d’água que causou pânico e rastro de destruição em Nhamundá, no Amazonas: