As inscrições para o Programa Bolsa Idiomas 2015, da Prefeitura de Manaus, iniciaram na terça-feira (03) e vão até o dia 15 de março. Em sua quinta edição, o programa irá oferecer 12.163 bolsas integrais e parciais, em cursos de inglês e espanhol, em instituições de ensino particulares. As inscrições devem ser feitas através do site do programa –bolsaidiomas.manaus.am.gov.br. O edital estará disponível para consulta através do site.
Bolsa Idiomas
Assim como o Bolsa Universidade, este é um programa executado pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).
Segundo a diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, o processo de inscrição é exclusivamente online. Para realizar o cadastro no site, o candidato deve ter o número do CPF e registrar uma senha pessoal. No site, ele terá acesso à ficha de inscrição, através de login, e poderá escolher o idioma (inglês ou espanhol), a instituição, o turno e os dias de aula. O candidato pode ainda, informar uma segunda opção, caso a primeira não seja contemplada.
Uma novidade este ano, segundo Luiza Rebelo, é a adaptação do site do programa para dispositivos móveis. “O candidato terá a facilidade de fazer a inscrição também pelo celular ou tablet”, explicou.
O Bolsa Idiomas é direcionado a estudantes que tenham idade a partir de 16 anos, cursem ou tenham concluído o ensino médio, morem em Manaus e tenham uma renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. Os alunos contemplados terão direito a estudar na instituição de ensino durante um ano, o que equivale aos níveis inicial e básico.
De acordo com Luiza Rebelo, este ano quatro novas instituições se credenciaram para oferecer as bolsas. Ao todo 9 escolas estão aptas a participar do processo.
Resultado
O resultado do Bolsa Idiomas 2015 será divulgado no dia 18 de março e os candidatos contemplados deverão entregar a documentação exigida, no período de 24 a 26 de março, no horário de 8h às 17h, na sede da Espi, na avenida Professor Nilton Lins, 3259, Bloco D, Parque das Laranjeiras.
Os documentos exigidos são: cópia do RG e CPF dos familiares maiores de idade, que residem na mesma casa do candidato; certidão de nascimento do aluno e dos menores de idade que residem com ele; comprovante de residência, que seja do mesmo endereço informado no ato da inscrição e que tenha menos de três meses de expedição. Precisam entregar, ainda, a declaração de conclusão de ensino médio ou comprovante de que estão cursando. Devem apresentar a declaração de rendimento familiar, documento que pode ser impresso direto do site, no link Portal do Candidato. Também devem ter em mãos o comprovante de renda de todos os que moram na residência do candidato. Pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico emitido por uma junta médica oficial da Prefeitura ou estado.
Sobre o Bolsa Idiomas
Em dois anos de execução e quatro processos seletivos realizados, o programa já recebeu mais de 37 mil inscrições e contemplou 8.614 pessoas. Para Luiza Rebelo, os números do Bolsa Idiomas demonstram o crescimento e a consolidação do programa, que tem como objetivo oferecer oportunidade para pessoas de baixa renda de aprenderem um novo idioma.
Fonte : Prefeitura de Manaus