Nesta quinta-feira (15), no Rio de Janeiro, o jornal O Globo apresentou projeções do banco Santander, onde aponta que a recessão próxima de 3% prevista para este ano vai se espalhar pelas regiões do país. Com a disseminação da crise econômica, nenhum estado brasileiro conseguirá crescer em 2015.
A instituição prevê que, entre as 27 unidades da federação, só o Pará escapará por pouco da recessão: deve fechar o ano com PIB estagnado, melhor número do levantamento. Se a estimativa se confirmar, será a primeira vez desde 1996 (início da série histórica do IBGE) que a economia de todos os estados terá desempenho negativo ou nulo.
O Amazonas aparece como segundo lugar no ranking do pior estado, que negativado deverá fechar o exercício com queda em seu Produto Interno Bruto (PIB) perto de 4% (-3,8%), atrás apenas de Pernambuco, onde o Santander prevê tombo de 4%.
Esses dados serão uma ótima justificativa para o governador José Melo (Pros), que enfrenta pressão de categorias de policiais civis e militares e de professores do Estado, que reivindicam reajuste salarial em cumprimento da data-base de 2015, garantido em época de campanha pelo governador.
Fonte: O Globo