Publicado
2 anos atrásno
Por
Jussara MeloNós da equipe do Portal No Amazonas é Assim percebemos que nos últimos dias uma crescente onda de boatos ou fake news, têm tomado conta das redes sociais. Um verdadeiro terrorismo virtual está se instalando nos grupos de WhatsApp.
Uma série de áudios alertam que um carro estaria sequestrando crianças em diversos bairros de Manaus. Um dos áudios diz que o carro é um Jipe branco, outro que é um HB20 branco, outro que o carro é preto, sempre sem placas e as informações falsas tem sempre como fonte uma irmã da igreja ou um pastor.
Mensagens fotos de um jipe branco estacionado afirmam que o veículo estaria sendo usado nos supostos sequestros das crianças. A situação começou a ficar mais grave quando começaram a ser postadas fotos de três homens, com a legenda que afirmava que se tratava dos supostos sequestradores. Essas falsas afirmações estão circulando pelas redes sociais desde o último domingo (21).
Mediante a repercussão dos boatos, um dos homens que aparece na foto, o empresário Guilherme Alves, foi até uma delegacia da capital para registrar um Boletim de Ocorrência, após ter a foto e de colegas, compartilhada nas redes sociais como sequestradores de crianças em Manaus.
A foto em questão vem sendo amplamente compartilhada e o empresário alega estar sendo vítima de uma Fake News (notícia falsa), juntamente com os outros funcionários que aparecem na foto. Além disso ele informou que a informação falsa iniciou nos municípios do Amazonas.
“Está repercutindo essa minha foto onde estão dizendo que eu estou sequestrando crianças, vendendo órgãos. Que os funcionários estão sequestrando crianças e tudo mais. Isso começou em Cacau Pirêra, no domingo já estava em Itacoatiara, em quase todos os portais de notícias”, explicou o empresário.
O empresário ainda explicou que a preocupação em relação as falsas notícias iniciaram na segunda-feira (22) quando as fotos passaram a ser compartilhadas em Manaus. “A informação chegou na minha família. Estava no Riacho Doce, em todos os lugares, dizendo que nós éramos sequestradores e que era para tomarem cuidado, que estávamos em um carro branco e em outro prata. Ainda tem áudios, inclusive, com pessoas chorando.”, desabafou.
O homem disse ter medo de algo pior acontecer com ele devido as falsas acusações estarem sendo compartilhadas. “As pessoas estão compartilhando sem ao menos saber se é verdade. Já pensou se eu estou por aí sem saber dessa notícia e me matam? Então isso fica complicado. Antes de você compartilhar uma informação sobre alguma pessoa você tem que averiguar, procurar saber se a polícia está sabendo dessa notícia. É mais certo você compartilhar quando é da polícia”, ressaltou Guilherme.
Após registrar o BO, o homem foi orientado a procurar a Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC) onde o caso deverá ser investigado para saber os autores da propagação dos boatos.
No Brasil, o Código Penal prevê três configurações de crimes ligados a boatos e mentiras, os chamados crimes de honra. São eles: calúnia, difamação e injúria.
Veja o que cada um significa e as penas previstas:
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
ALERTA DE GOLPE ! Receita Federal chama atenção para golpes com falsa taxa do Pix
Fake News: Ministério Público afirma que NÃO há investigação sobre casamento da filha de David Almeida
Lima Duarte vira assunto mais comentado da internet por conta de teoria bizarra
PF deflagra a Operação Nirmata para apurar crime de Fake News contra o Prefeito de Manaus por meio de IA
Tata Werneck esculhamba donos da Alfinetei por postarem foto da filha dela pra desviar o foco sobre o caso Jéssica Vitória
Dono da Choquei debocha pronunciamento de vítima de Fake News antes dela morrer, e depois Choquei informa falecimento