Um dos peixes mais aguerridos na pesca esportiva e portanto aquele que mais as pessoas consideram como troféu, é o Tucunaré. Um peixe de águas doces e que habita os rios da América do Sul e especialmente aqui no Amazonas, apesar de ser também encontrado em outros lugares no Brasil. O Tucunaré pertence à família Cichlidae. Considerada a espécie de peixe mais numerosa de água doce do nosso meio ambiente.
Peixe de médio porte. Com tamanho que varia entre 30 centímetros, chegando a 1 metro de comprimento. Mais encontrado em águas lentas ou parada, uma vez que vivem em lagos, represas e rios. Embora, são animais de comportamentos diurnos. Carnívoro, seu principal alimento são peixes menores e também os camarões. Neste post, as principais espécies e algumas curiosidades do peixe que movimenta nossa pesca.
Origem do nome Tucunaré: o nome vem do Tupi, a partir da junção das palavras “Tucum” e “aré” que significa “semelhante ao Tucum”, pois o Tucunaré possui em sua nadadeira dorsal uma semelhança ao Tucum, que é tipo de palmeira espinhenta.
Da mesma forma, em alguns locais vocês vão ouvir falar que o significado do nome seria “amigo da árvore”, mas o real significado é “semelhante ao Tucum”.
Tucunaré paca Rio Negro – Barcelos / Foto : Reprodução Facebook Luana Karine – Pescadora
As espécies mais populares no Amazonas são o Tucunaré Açu e o Tucunaré Paca.
O Tucunaré açu é um peixe sensível a baixas temperaturas. Por isso são encontrados na região Norte, rios da bacia Amazônica, como Madeira e Rio Negro. Os Tucunarés Açu apresentam cores fortes e brilhantes. Aliás, uma das suas principais característica é olho vermelho. Peixe que forma casais escolhendo uma área de remanso ou espraiado para a construção do ninho e em seguida cuidar da desova e prole. Pode ultrapassar os 11 quilos e medir mais de 1 metro de comprimento.
A variação de cores e padrões de listras é um grande diferencial. Por exemplo: do vermelho ao esverdeado, do amarelo ao azulado, com pintas e faixas de variados padrões.
Dotado de cabeça grande e mandíbula saliente com corpo no formato alongado. Mancha arredondada na cauda, que leva o nome de ocelo. Normalmente apresentam três faixas pretas na posição vertical ao corpo.
Já o Tucunaré Paca, nome muito popular entre os pescadores, para denominar os peixes com uma coloração mais escura, repleta de pintas. Além disso, possuí também o corpo mais alongado e hidrodinâmico.
Não é correto dizer que o Tucunaré Paca é uma espécie. Em outras palavras, nada mais é, do que uma das fases que revela a maturidade sexual de algumas espécies Cichla.
Tucunaré Açu e Tucunaré Paca / Foto : Divulgação
Mais de quinze espécies foram catalogadas. Veja algumas delas:
Espécies de Tucunaré encontrado no Brasil. Mais de quinze espécies já foram catalogadas. A seguir segue algumas delas:
- Temensis – Tucunaré Açu
- Pinima – Tucunaré Pinima
- Vazzoleri – Tucunaré Vazzoleri
- Piquiti – Tucunaré Azul.
- Intermedia – Tucunaré Intermedia
- Melaniae – Tucunaré do Xingu
- Mirianae – Tucunaré Fogo
- Orinocensis – Tucunaré Borboleta
- Pleiozona – Tucunaré Pitanga
- Jarina – Tucunaré Jari
- Thyrorus – Tucunaré Thyrorus
- Monoculus – Tucunaré Popoca
- Ocellaris – Tucunaré Ocellaris
- Kelberi – Tucunaré Amarelo
- Nigromaculata – Tucunaré Tauá
Espécies de Tucunaré encontrado no Brasil.