Publicado
2 anos atrásno
Na última quinta-feira (30/03), um casal de pescadores identificado como José Nilson de Souza Bernardo, 68, e Maria das Graças Mota Bernardo, 68, desapareceu após saíram para pescar nas Anavilhanas. O casal saiu da comunidade Marajá, no rio Negro, zona rural município de Novo Airão, região metropolitana de Manaus, para pescar em lagos da região.
Segundo os familiares, o casal saiu de casa na madrugada da última terça-feira (28/03), e afirmou que voltariam na quinta-feira (30), mas não retornaram mais e nem foram mais vistos.
Como o Seu Zezinho Bernardo e a Dona Graça, como são carinhosamente chamados, não retornaram na quinta-feira (30/3), comunitários e parentes foram à procura do casal na sexta-feira (31/3).
José e Maria utilizavam duas embarcações durante a pescaria, uma canoa maior servia como base para os dois, e uma outra canoa menor era utilizada pelo casal para auxiliar na pescaria na parte baixa do igapó.
A equipe que realizava buscas pelo casal encontrou uma das canoas que estava com eles. A pequena embarcação estava amarrada em uma árvore com alguns peixes já podres dentro e as malhadeira estiradas na água na parte baixa do igapó.
“Neste domingo, tinham seis botes à procura do casal, sendo nós, da Defesa Civil, Bombeiros e quatro botes de comunitários. Fizemos a varredura geral no local e não foi encontrado nada, apenas uma canoa pequena com uma malhadeira e três malhadeiras na água com peixe podre. Descemos até a comunidade do Arara e lá disseram que tinha passado um canoão vermelho com tolda”. contou o coordenador da Defesa Civil de Novo Airão, Márcio Cavalcante.
“O canoão era a base deles, como se fosse um barco de apoio pro casal. Tinha mais de oito metros. Então dava pra atar rede, tinha fogão, já a canoinha era pra entrar no igapó e colocar as malhadeiras. A canoinha foi encontrada amarrada já o canoão sumiu com o casal”, concluiu Cavalcante.
Na última terça-feira (04), o canoão foi encontrado à deriva com a D. Graça abordo e o Seu Zezinho morto. Ela revelou que ficou à deriva no barco ao lado do corpo do marido, após ele sofrer um infarto no Rio Negro. O casal foi achado no município de Iranduba.
Momento em que a embarcação do casal de pescadores que estava desaparecido depois de saírem para pescar, em Anavilhanas, no Rio Negro. Mais informações em nosso portal. pic.twitter.com/l5f9UKiZCu
— No Amazonas é Assim (@noamazonas) April 4, 2023
De acordo com a Polícia Civil de Novo Airão, local de onde saíram para ir pescar, Maria das Graças contou que José Nilson morreu após sofrer um infarto durante a pescaria. Desde então, ela ficou dentro da embarcação à deriva pelo rio, até serem localizados por agentes da Marinha.
A mulher foi resgatada e depois encaminhada a uma unidade hospitalar de Manaus, e o corpo do marido foi removido para o necrotério de Novo Airão e depois seria removido para o Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com o relato da dona Graça, o sobrinho dela contou que “na primeiro dia da pescaria o marido dela escorregou e caiu na canoa e a noite ele passou mal e veio a óbito. Durante esses dias ela sobreviveu comendo peixe cru e água do rio.”
Disse ainda que “Ela retirou a lona da canoa para cobrir o corpo do marido que já estava em decomposição. Ela se atrapalhou e acabou cortando a mangueira do fogão que acabou caindo no rio.”
E finalizou informando que “o IML ainda não havia chego na cidade para realizar o exame de necropsia no corpo do seu Zezinho”.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
Alerta: Estiagem histórica pode secar ainda mais os rios até dezembro na Amazônia
Rio Negro volta a subir em Manaus após recorde de seca: “Repiquete” pode explicar
Tragédia em Novo Airão: Mulher morre atingida por raio durante passeio turístico no Amazonas
Estiagem histórica: Rio Negro registra menor nível em 122 anos e Prefeitura amplia operação “Estiagem”
Conheça o Mirante do Gavião, este luxuoso hotel de Selva em Novo Airão
As Feiras de Produtos Regionais da ADS retornam em Manaus a partir desta terça-feira (9)