Saiba as principais diferenças entre um Tambaqui e uma Pirapitinga - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, Terça-Feira, 30 de Abril de 2024

Curiosidades Amazônicas

Saiba as principais diferenças entre um Tambaqui e uma Pirapitinga

Publicado

no

Híbridos

Um dos peixes redondos mais populares do Brasil são o Tambaqui e a Pirapitinga, aliás, dessas espécies (incluindo o pacu) nasceram também outros híbridos como o Tambacu e Paqui, que entre outras vantagens, os híbridos tem características desejáveis como ganho de peso e resistência ao frio.

Por ser um híbrido, o Tambacu não se reproduz e sua engorda é feita somente em cativeiro.

Uma das características que diferencia essas duas espécies é o formato do corpo e a espessura de suas escamas, pois o Tambaqui tem as escamas maiores e bem mais grossas, tendo o corpo mais áspero e fácil de segurar. Já o Tambacu tem escamas menores e o corpo bem liso e escorregadio.

Híbridos

Híbridos

A pirapitinga (Piaractus brachypomum) pode alcançar até 20 kg e é considerado o terceiro maior peixe de escamas da Amazônia, apresenta crescimento pouco mais demorado que o tambaqui e essa espécie de peixe redondo também é bastante utilizada para obtenção de híbridos como o patinga e tambatinga.

Pirapitinga / Foto: Alamy Stock Photo

Pirapitinga / Foto: Alamy Stock Photo

O tambaqui (Colossoma macropumum) é o peixe redondo mais cultivado no Brasil, tendo sua produção principalmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste devido ao clima favorável e aceitação de mercado. Além disso, em 2015 foi o segundo peixe mais produzido, ficando atrás apenas da tilápia (IBGE 2015) e em 2019, segundo o anuário da PeixeBr, liderou a produção de peixes nativos no Brasil. Sem dúvidas é um peixe com grande potencial econômico e o mais usado para cruzamento com as espécies pacu e pirapitinga.

Tambaqui Gigante

Tambaqui Gigante

As principais diferenças entre um Tambaqui e um Pirapitinga

  • Pirapitinga e Tambqui são peixes de Escamas
  • Pirapitinga possui corpo romboidal, alto e comprimido, enquanto o Tambaqui possui um corpo romboidal, alto, achatado e serrilhado no peito
  • Pirapitinga apresenta nadadeiras adiposas amareladas, sem raios, enquanto o Tambaqui possui nadadeira adiposa curta, com raios na extremidade, dentes molariformes e rastros branquiais longos e numerosos.  Em suas brânquias, podem ser observados espinhos longos e finos.
  • Pirapitinga tem a sua cabeça pequena, com dentes molariformes. enquanto o Tambaqui apresenta uma dentição poderosa, adaptada para quebrar as duras castanhas que fazem parte de sua dieta.
  • Pirapitinga possui coloração cinza arroxeado uniforme, nos adultos, e cinza claro, com manchas alaranjadas, nos jovens. Enquanto o Tambaqui tem sua coloração é parda, na metade superior, e preta, na metade inferior do corpo, mas pode variar para mais clara ou mais escura dependendo da cor da água.
  • Pirapitinga tem seu dorso escuro.
  • Pirapitinga pode alcançar até 80 cm de comprimento e 20 Kg de peso. Enquanto o Tambaqui pode alcançar 90 cm de comprimento e atingir 30 Kg.
LEIA TAMBÉM  Rainha Indígena Peladão 2013

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Continue Lendo
Publicidade Confira as últimas notícias do TCE-AM

Notícias da ALE-AM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Curta a gente no Facebook

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Prefeitura de Manaus

Últimas notícias da Prefeitura de Manaus

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Águas de Manaus

Últimas notícias da Águas de Manaus

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações