Maio é o mês escolhido para a realização do Maio Amarelo, movimento internacional que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha de 2023 tem como foco principal abordar escolhas feitas durante a condução de veículos automotores. Nesse sentido, atualmente é possível ter acesso a tecnologias que podem ajudar motoristas nessas decisões e reduzir acidentes nas vias. Entre elas, radares com software, sistemas de frenagem automática, alertas de colisão, sensores de ponto cego, câmeras de ré, GPS que compartilha informações em tempo real sobre acidentes, condições de tráfego, sinalizações e a digitalização de todo esse sistema, ajudam a evitar colisões e atropelamentos.
Dados desse ano da Polícia Rodoviária Federal revelam que 77% dos acidentes que ocorreram no primeiro trimestre desse ano foram causados por más decisões ao volante como, por exemplo, ultrapassagens irregulares e alta velocidade.
Para Thiago Hidalgo, CEO do Consórcio 3C e um dos desenvolvedores do mobizapSP, aplicativo de transporte individual de passageiros da Prefeitura de São Paulo, o uso e investimento em tecnologias nesse sentido pode ajudar na redução de acidentes no trânsito e a auxiliar no controle das leis. “O uso de tecnologia para diminuir acidentes no trânsito é uma das soluções mais promissoras para tornar as vias mais seguras, além, claro, da conscientização dos motoristas. Desde sistemas de monitoramento e controle de tráfego até dispositivos de segurança e assistência ao condutor, as tecnologias estão transformando a maneira como as pessoas se deslocam e podem tornar o trânsito mais seguro”.
O porta-voz encontra-se disponível para falar sobre o tema e abordar como o uso de tecnologias de ponta pode auxiliar no segmento.
Thiago Hidalgo – CEO do Consórcio 3C
Thiago Hidalgo Fernandes Pimentel é CEO do Consórcio 3C e Vice-Presidente de Tecnologia e Operações na CSX Inovação.
É formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade Positivo, além de possuir Master of Business Administration (MBA) em Gestão Empresarial pela ESIC Business & Marketing School e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pelo Instituto Superior de Administração e Economia, conveniada da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Thiago Hidalgo, CEO da Consulix, em apresentação do mobizapSP — Foto: Arthur Stabile/g1 SP