Internacional
Vídeo: Mulher acorda no próprio velório após 5 horas dentro de caixão
Uma mulher identificada como Bella Montoya, 76 anos, acordou no próprio velório após cinco horas dentro de um caixão. O caso aconteceu no último sábado (10/6) no Equador, e o exato momento que ela é socorrida por parentes foi registrado em um vídeo feito por um dos filhos da mulher, Gilbert Balberán.
A idosa foi levada novamente ao Hospital Martín Icaza, na cidade de Babahoyo, no sudoeste do país, onde na última sexta-feira (9/6) ela havia sido declarado como morta. No momento a mulher está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital.
A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde do Equador, que vai supervisionar o atendimento da paciente. Até o momento o hospital não se pronunciou sobre o caso
O vídeo que foi divulgado no Twitter, a idosa aparece no caixão já aberto e respirando com dificuldade após o confinamento prolongado, enquanto dois homens a ajudam a sair do local. O filho da idosa contou que quando acordou ela começou a bater no caixão com a mão esquerda.
A idosa teria sofrido uma catalepsia, condição transitória na qual o paciente apresenta uma incapacidade na movimentação dos membros, na cabeça ou até na fala.
De acordo com Gilbert, a mãe dele está recebendo oxigênio e o coração dela está estável. Ainda segundo o filho, um médico apertou a mão dela e ela reagiu, o que seria muito positivo, pois indica que ela está reagindo aos poucos.
Viva que foi declarada morta
Bella Montoya foi declarada morta na sexta-feira (9). A equatoriana foi internada “com diagnóstico presumível de acidente vascular cerebral e teve uma parada cardiorrespiratória, sem responder às manobras de reanimação. O médico de plantão confirmou a morte”, admitiu o Ministério da Saúde em uma nota emitida.
Uma certidão de óbito chegou a ser entregue a família da idosa. O Ministério da Saúde anunciou a criação de um Comitê Técnico Nacional para investigar o caso e determinar quem foram os responsáveis pelo erro médico.
A “ressureição” da idosa repercutiu a nível local e internacional.
#Ecuador: Una mujer de la tercera edad, de nombre Bella Montoya, fue dada por muerta en el hospital de Babahoyo.
Se la entregaron a su hijo al mediodía para que realizara el velorio, pero horas más tarde se dieron cuenta que aún estaba viva. pic.twitter.com/rpqPBnknfE
— Mauricio Orellana ✖️ (@MauriOrellanaSV) June 10, 2023

Vídeo: Mulher acorda no próprio velório – Imagem: Divulgação








