Publicado
1 ano atrásno
Por
Jussara Melo
Uma corrida contra o tempo está acontecendo para localizar o submersível que desapareceu no domingo (18/6). A embarcação está com 5 pessoas a bordo seguia rumo a uma expedição ao Titanic. O correspondente da CNN Gabe Cohen visitou o veículo Titan fora da água em 2018 e disse que se lembra de ter ficado “impressionado com quão simples” a tecnologia de bordo parecia.
“É uma embarcação minúscula, bastante apertada e pequena. Você tem que sentar dentro dele sem sapatos. Ele é operado por um controle de jogo, que se parece essencialmente com um controle de PlayStation”, explicou Cohen.
“Ele poderia mergulhar 13.000 pés no oceano e lidar com 150 milhões de libras de pressão que sentiria no fundo do oceano.”
“Foi incrível ver, naquele momento, quando eles estavam arrumando a embarcação e se preparando para uma dessas expedições. Portanto, é obviamente muito difícil e triste ver o que aconteceu agora”, acrescentou o correspondente da CNN.
Cohen explicou que a empresa realizou muitas expedições científicas a vários naufrágios, não apenas ao Titanic, ao longo dos anos. “Eles [a empresa] também enfatizaram que a estrutura de fibra de carbono de Titan poderia realizar de forma confiável uma missão como esta. Eles não pouparam nenhuma despesa ou cortaram custos para realizar isso – foi o que eles me disseram repetidamente.”
Ele continuou: “Entrevistei Stockton Rush [CEO da empresa] da várias vezes. Não apenas ele, mas sua equipe e tripulação. Eles falaram sobre segurança repetidamente e como estavam confiantes na tecnologia desta embarcação e nas outras embarcações que projetaram ao longo do anos, mas descobrimos que Titan teve alguns problemas antes com a comunicação.”
Cohen se referiu a uma reportagem da CBS do ano passado, quando a embarcação ficou perdida por mais de duas horas, incapaz de receber mensagens da superfície, das quais depende para descobrir para onde ir; não há GPS a bordo.
Um submersível, como Titan desaparecido, é um tipo de embarcação – mas tem algumas diferenças importantes em relação ao submarino mais conhecido. Ao contrário dos submarinos, um submersível precisa de uma nave-mãe para lançá-lo.
O navio de apoio do Titan era o Polar Prince, um antigo navio quebra-gelo da Guarda Costeira canadense, de acordo com o co-proprietário do navio, Horizon Maritime.
Um submarino também pode ficar debaixo d’água por muito mais tempo, enquanto os submersíveis têm muito menos reservas de energia, de acordo com a OceanGate, empresa que opera a expedição Titan, em uma página vista pela CNN que não está mais disponível.
O Titan tem 96 horas de suporte de vida, e seus mergulhos até os destroços do Titanic geralmente duram de 10 a 11 horas, de acordo com o site – em comparação com submarinos que podem ficar debaixo d’água por meses.
O submersível usado para levar turistas aos destroços do Titanic já havia apresentado falha na comunicação e ficado perdido submerso. Os problemas técnicos aconteceram durante uma expedição acompanhada pela rede de televisão americana CBS News, em novembro do ano passado. Na ocasião, o submarino da empresa OceanGate ficou duas horas e trinta minutos perdido no fundo do Oceano Atlântico.
O repórter David Progue participou da viagem exploratória e publicou seu relato em 22 de novembro de 2022. Na reportagem, o jornalista conta que o submersível da OceanGate não possui GPS e é guiado por mensagens de texto enviadas de um barco que fica na superfície da água.
Mulher...mãe....apaixonada....webwriter e sócia proprietária do Portal No Amazonas é Assim...E minha história continua ❤
Vídeo: Thais Carla se pronuncia sobre vídeo íntimo viralizado na internet
Confira os planos de ação da Águas de Manaus que evitaram desabastecimento em decorrência da maior estiagem já sofrida em Manaus
Tudo no capricho : Cenários da 2ª etapa do parque Amazonino Mendes ganham animais gigantes construídos pela prefeitura !
Vídeo: Inconformado em ser vice, técnico de time de futebol de Maués quebra o troféu de 2º lugar durante premiação
Confira o mapa brasileiro da distribuição da produção de açaí no Brasil em toneladas
Mirage Park promove doação de brinquedos em troca de passaporte grátis hoje (19/12)