Internacional
Vídeo: Grupo agride segurança negro em porto e vira confusão generalizada
Vídeos que mostram uma briga com socos e cadeiradas em um deque em Montgomery, no Alabama, ganhou repercussão na internet gerando memes e até challenge . Acontece que a briga colocou em lados opostos grupos de brancos e de negros na cidade que é um dos marcos da luta antirracista no país.
As imagens foram registradas no sábado (5) após o funcionário negro de um deque do rio Alabama, pedir para que os passageiros brancos de uma lancha estacionada em local proibido deixassem o local para que uma balsa composta de um grupo de pessoas negras pudesse atracar.

Imagem: Reprodução
Após ser chamado a atenção pelo funcionário negro, um homem do grupo o atacou o segurança com socos e chutes e rapidamente outros integrantes do grupo também começou a agredir o negro. Um outro homem negro chega até o porto para tentar apartar a confusão, enquanto outras pessoas que estão na balsa se lançam na água e nadam até o deque para ajudar o funcionário.
Durante a briga, o piloto da lancha, que iniciou a agressão, levou socos e foi atingido por uma cadeira e uma mulher branca foi empurrada no rio. Minutos depois, a polícia chega e detém pessoas dos dois lados envolvidas no conflito.
Moradores locais que estavam no deque, internautas que acompanharam a confusão através de lives e até o prefeito da cidade, Steven Reed, criticaram os passageiros da lancha e defenderam o funcionário que só estava fazendo seu trabalho.
A polícia do Alabama disse que os detidos na brigada do deque foram liberados mas quatro deles, de ambos os grupos, foram indiciados por agressão. O caso está em investigação para saber se houve crime de racismo.
O Alabama é conhecido por histórias como a de Rosa Parks que foi presa, em dezembro de 1955, por por se negar a ceder a um branco o seu assento em um ônibus em Montgomery. Na cidade, ocorriam os maiores conflitos raciais do país e desde 1900, por lei, os primeiros assentos dos ônibus eram reservados para passageiros brancos. A prisão de Rosa foi o estopim para uma série de protestos que culminaram na derrubada dessa e de outras leis racistas em todo o país.
ALERTA GATILHO! ???Um grupo de homens brancos atacou um segurança negro depois que o segurança pediu que eles movessem seu barco do pontão. Eles se recusaram e atacaram o segurança. Mas o final é satisfatório ? pic.twitter.com/BNE8W4yFEr
— Africanize (@africanize_) August 7, 2023








