Nas primeiras horas desta quinta-feira (16/5), a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu um pastor e um professor suspeitos de abusar sexualmente crianças de 10 a 14 anos. As prisões são resultado do Dia D da “Operação Caminhos Seguros”.
O pastor José Ferreira de Nazaré, de 65 anos, estuprou uma menina de 10 anos. Na ocasião, a vítima foi levada para a casa pela esposa do suspeito, que atuava como babá, a criança ficou sob os cuidados do pastor que realizou o abuso sexual. A ação criminosa teria se repetido a cada vez que o pastor ficava sozinho com a vítima.
O suspeito foi preso na residência dele, localizada na Zona Norte de Manaus.
Dia D: Pastor e professor são presos por abusar sexualmente de crianças em Manaus – Imagem: Divulgação
O segundo suspeito, um professor identificado como Paulo Roberto Ribeiro De Souza, de 43 anos, que teria abusado sexualmente de seis crianças, com idades entre 11 e 14, todos alunos de uma escola da rede estadual de ensino, localizada no bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte.
Segundo as investigações, o professor oferecia dinheiro aos alunos e os estuprava. Os abusos aconteceram no próprio banheiro da escola e em salas de aula.
Durante a operação, os policiais precisaram arrombar a porta do apartamento do suspeito, que estava acompanhado do marido, que se assustou com a presença das equipes policiais.
As vítimas dos dois casos foram atendidas por psicólogos da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) que atestaram que elas falaram a verdade. Os relatos, junto com laudos, que comprovaram os abusos serviram de base para a polícia pedir a prisão dos suspeitos, realizadas em alusão ao Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual Infantil.
Os presos foram levados para a sede da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA).
Houve também um terceiro preso, que foi condenado pelo crime de estupro de vulnerável e teve a sentença cumprida durante a ação.