Publicado
6 dias atrásno
Por
Juliana Aguirre
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Prefeitura de Manaus, vão atender a população feminina das zonas Leste e Oeste em novas bases, situadas respectivamente nos bairros Coroado e Lírio do Vale, a partir da segunda-feira, 17/2. O serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguirá nos mesmos endereços atuais, ao longo da próxima semana, nos bairros Cidade Nova, na zona Norte; Santa Luzia, na zona Sul; e Tarumã-Mirim, na zona rural.
fotos: Divulgação / Semsa
Conforme a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, as unidades móveis vêm contribuindo para ampliar o acesso de moradoras de áreas de vulnerabilidade social e vazios assistenciais a serviços essenciais de saúde, entre eles consultas médicas e de enfermagem, dispensação de medicamentos e vacinação.
“Dispomos hoje de cinco unidades, sendo uma para cada zona distrital de saúde, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural. Elas vão até aqueles lugares mais longe das unidades básicas fixas, levando atendimentos de saúde às usuárias de cada localidade por um período em torno de 15 dias”, relata a secretária.
Além de facilitar o acesso à assistência básica, complementa Shádia, o serviço fortalece a prevenção e rastreio do câncer de mama e do colo do útero, tipos de maior incidência entre as mulheres na região Norte. Isso porque as usuárias das unidades móveis podem fazer ultrassons, mamografias e exames preventivos nas próprias estruturas, sem precisar recorrer ao Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).
“Isso assegura que mais mulheres possam ter um diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno, o que aumenta em muito as chances de cura e evita que elas se tornem vítimas dessas doenças terríveis”, ressalta.
A carteira de serviços das unidades, segundo a secretária, compreende consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassom, exame preventivo do câncer do colo do útero, consulta inicial do pré-natal, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
“O atendimento nas unidades móveis é voltado exclusivamente para a população feminina, que podem buscar serviços em qualquer uma das estruturas de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal, das 7h às 17h”, informa.
O atendimento às usuárias, conforme Shádia, ocorre por ordem de chegada, mediante apresentação do documento oficial de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Zona Norte
Avenida Guaranás, 75, próximo ao lanche Changa – Cidade Nova
10 a 21/2
Zona Sul
Rua Guanabara, s/nº, praça Guanabara, em frente à escola municipal José Tavares de Macedo – Santa Luzia
10 a 28/2
Zona Leste
Rua São Pedro, 548, em frente à escola estadual Cacilda Braule Pinto – Coroado
17 a 28/2
Zona Oeste
Avenida Central, s/n, ao lado da quadra poliesportiva coberta do Lírio do Vale – Lírio do Vale
17/2 a 7/3
Zona Rural
USF Rural Pau Rosa, Ramal do Pau-Rosa, s/n, entrada do Km 21, Assentamento Tarumã-Mirim
3 a 21/2
Campanha antirrábica avança com 46 postos fixos na capital
Prefeitura anuncia reforma da praça no bairro Jorge Teixeira para março
Educação financeira e direitos do consumidor são temas da primeira ação do ‘Procon Manaus nas Escolas’ em 2025
Prefeitura de Manaus realiza ação educativa sobre prevenção da gravidez na adolescência em escola da zona Norte
Bloco “Sorriso do Livramento” une carnaval e saúde na comunidade rural de Manaus
Prefeitura de Manaus intensifica fiscalização contra buzinas irregulares no transporte complementar