Manaus
Casos de arboviroses em Manaus: Prefeitura atualiza cenário epidemiológico

Publicado
1 mês atrásem
Por
Juliana Aguirre
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), atualizou os dados sobre arboviroses na capital, divulgando o Informe Epidemiológico das Arboviroses. Fundamental para orientar as estratégias de combate e controle das doenças, o boletim revela que, na Semana Epidemiológica 11 (9 a 15/3), foram confirmados dois novos casos de dengue. O acumulado de casos confirmados deste ano é de 214.

Fotos – Divulgação/Semsa
O informe mostra que no período em análise houve o registro de um caso de zika. Chikungunya, oropouche e mayaro seguem sem confirmação de casos na semana analisada. O acumulado do ano para chikungunya, é de 16 casos, enquanto oropouche segue até o momento sem casos confirmados e mayaro totaliza cinco casos confirmados por critério laboratorial, este ano.
O subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinala a importância do boletim como ferramenta técnica para a gestão das ações de combate às arboviroses.
“Esse instrumento, somado a outras iniciativas, como o Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), iniciado em 17/3, que trabalha com a meta de vistoriar 25.764 imóveis em 63 bairros, nos ajuda a trabalhar para evitar que o cenário se torne preocupante”, afirma.
O subsecretário acrescenta ainda que o resultado do LIRAa aponta os bairros de maior vulnerabilidade. Essas regiões irão receber ações mais direcionadas para evitar os casos de arboviroses. No entanto, o subsecretário pontua a relevância do apoio da população, que ao incorporar o “Check List 10 Minutos contra a Dengue” em sua rotina, gera um impacto significativo que resulta na redução de casos.
“O ‘Check List 10 minutos’ consiste na eliminação de acúmulo de água em vasos, jarros, caixas d’água, calhas, garrafas, pneus e outros utensílios, que previne a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É uma vistoria que cada pessoa pode fazer uma vez por semana em sua casa, escola, local de trabalho e tem um impacto muito positivo na saúde coletiva”, explica Djalma.

Fotos – Divulgação/Semsa
A Semsa elabora o Informe Epidemiológico das Arboviroses da Semsa a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Você Poderá Gostar
Prefeitura de Manaus promove palestra sobre Segurança do Paciente no Hospital Adriano Jorge
Mais de 36 mil alunos da rede municipal fazem simulado do programa Educa+Manaus
Prefeitura de Manaus reforça apoio ao Festival de Teatro do Amazonas em reunião com a Fetam
Gestão David Almeida ganha destaque nacional por avanços em sustentabilidade na Amazônia
UBS Silvio Santos realiza ação do Abril Verde com foco na saúde do trabalhador
Prefeito David Almeida reforça papel de Manaus na agenda climática no Encontro da Amazônia Legal