Amazonas
Borba, um espetáculo de fé: Tradição no rio Madeira, fogos no céu e emoção por todos os lados
A Festa de Santo Antônio de Borba começou com a alvorada do dia 31 de maio para 1º de junho com um belíssimo espetáculo com fogos de artificio e o início da programação religiosa. E nós do Portal no Amazonas é Assim fomos conferir de perto o inicio da programação dos festejos de Santo Antônio de Borba.
Celebração em Borba, no interior do Amazonas, iniciou no dia 1º e se encerrará no dia 13 de junho, e até lá a programação segue com missas diárias, trezenas, procissão, shows locais, programação cultural e atração nacional com a cantora Naiara Azevedo.
A festa em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio de Borba, é marcada pela grandiosidade e por ser uma das mais antigas celebrações religiosas do Amazonas.
Torneio de Santo Antônio
Às vésperas das festas ao santo padroeiro de Borba, no dia 30 de maio, aconteceu o Torneio de Santo Antônio, no Estádio Municipal Gerdilson Bentes. O evento volta a acontecer em Borba após quase 40 anos sem a tradicional competição.
A comunidade borbenses se fez presente prestigiando a abertura da competição embalados ao som do “Dobrado de Santo Antônio”, orquestrado por alunos da escola de música, Lalu.
Na ocasião, o pároco da Basílica de Santo Antônio, Padre Binu, fez uma breve acolhida e na sequencia, o secretário de esportes do Município, Fábio Júnior, enfatizou sobre a satisfação de fazer parte da organização do torneio, que volta a ser realizado no município após quase quatro décadas. Em seguida o Bispo Diocesano, Dom Zenildo, concedeu a bênção a todos que estavam no estádio.
A competição contou com a participação de 20 times, e o torneio encerrou no dia 31/5, tendo como campeã a seleção dos Amigos do Bela Vista.
Alvorada Festiva
Na noite do sábado, a programação religiosa iniciou com a Coroação de Nossa Senhora e a Santa Missa. Louvores tomaram conta do palco do evento, em frente a Basílica, com a apresentação do grupo Recordação, momento de louvor com os missionários da Comunidade Hosana e Fidel Graça.
Um dos momentos mais aguardado por todos foi a Alvorada Festiva, que a meia noite iluminou o céu de Borba com um espetáculo de fogos de artificio. Apesar da chuva e da falta de energia ter comprometido o evento por alguns minutos, o fornecimento foi normalizado e o Show ficou por conta do príncipe do brega, Nunes Filho, que contagiou a todos em frente na Praça da Basílica até as 3h da manhã.
Canoa de Entrada
Na tarde do sábado (01/06), exatamente as 16h, diversas embarcações partiram do porto de Borba com destino à Comunidade do Acará, para buscar a imagem de Santo Antônio, que desde o dia 25 de maio esteve visitando as famílias da comunidade transmitindo com bênçãos e esperança.
Pelo Rio Madeira, a balsa com integrantes da Basílica somados a dezenas de fiéis, era seguida de embarcações cheias de devotos, que acompanharam todo o translado feito para o retorno do padroeiro até a sede do município. São 269 anos de tradição que seguem firmes, reunindo romeiros de todos os lugares, demonstrando fé e devoção.
Nós, do No Amazonas é Assim, acompanhamos todo o translado desde a busca de Santo Antônio até a chegada na orla de Borba, onde devotos aguardavam a procissão fluvial em oração. Logo que a imagem de Santo Antônio desembarcou da balsa, ela seguiu carregada pelos fieis rumo a Basílica, e durante o trajeto, a procissão se encontrou com o grupo de Mestre Rufino que tocou o Quebrado de Santo Antônio e a tradicional valsa que emocionou a todos que acompanhavam a celebração.
Centenas de fiéis já aguardavam a chegada do padroeiro de Borba na Praça da Basílica onde foi realizada uma grande celebração eucarística, ministrada pelo Bispo Diocesano, Dom Zenildo.
Emoção: Rio Madeira magicamente iluminado
Um espetáculo a parte tornou a celebração mais especial ainda, quando mais de 2.500 eco luminárias feitas com cascas de laranja da terra, foram lançadas no rio pelos ribeirinhos da comunidade de Aracá, iluminando o trajeto das embarcações até a sede de Borba. A visão de mini luzes boiando sobre as águas do Rio Madeira, davam a impressão de uma cidade flutuante. Um espetáculo único que acaba representando a luz da fé do povo de Borba.
Borbenses
É perceptível que Borba vive um novo tempo, e é contagiante o sentimento de esperança que o povo borbense transmite. Vale ressaltar o quanto a população de Borba é carismática, educada e encantadoramente receptiva. Um festejo que une fiéis de diversas crenças em um objetivo comum, a celebração da paz.
Exemplo genuíno de tolerância religiosa foi o que pudemos vivenciar em Borba. Um povo que possui ritmos próprios e que transborda em valorização da cultura local, muito presente desde a forma das casas quanto nos contos de “causos”.
Confira também essa entrevista exclusiva para o Portal No Amazonas é Assim, com o prefeito de Borba Toco Santana, e o vice prefeito Toinho Cidade
PROGRAMAÇÃO DOS FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO DE BORBA
E segue a programação da festa do padroeiro de Borba:
08/06 (sábado)
Show com Padre Ezequiel Del Pozzo
12/06 (quarta-feira)
11h – Tradicional Bingão Eletrônico de Santo Antônio (transmissão ao vivo pela Rádio Santo Antônio e Facebook da Basílica)
Show com Naiara Azevedo
Missas
Segunda a sábado: 18h
Domingos (1º e 8 de junho): 7h30 e 18h
Confissões
De 03 a 12/06: das 18h às 19h, na Basílica
Batismos
07, 09, 10 e 11/06 – às 9h
10 e 11/06 – também às 14h
12/06 – às 14h (levar Registro de Nascimento e transferência da Paróquia)
Obs.: Não haverá batismo no dia 13/06
Casamentos
13/06 – às 9h (noivos devem apresentar documentos pessoais e transferência da Paróquia)
Dia do Padroeiro – 13/06 (quinta-feira)
Missas: 7h30, 11h, 13h e 15h
16h30 – Procissão com o andor de Santo Antônio e encerramento do Trezenário.














