Manaus
Onça-pintada, baleada e resgatada após passar horas nadando no Rio Negro deve voltar à natureza em breve
A onça-pintada resgatada após passar horas à deriva no Rio Negro, em Manaus, apresentou uma impressionante recuperação. Imagens atualizadas mostram o felino, que havia sido baleado no início de outubro, super saudável e recuperado.
O animal, um macho de aproximadamente dois anos, apresentou melhora total da visão e da musculatura facial, segundo o biólogo e diretor do Zoológico do Tropical, Nonato Amaral.
Resgatada no dia 1º de outubro, a onça está há mais de um mês em reabilitação e vem surpreendendo os especialistas pela evolução. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostram a onça super plena, apesar de alguns projeteis ainda estarem alojados na bochecha e na orelha direita. Porém as lesões estão totalmente cicatrizadas e não causaram danos à musculatura facial e o animal recuperou todos os movimentos do rosto.

Imagem: Divulgação
Durante o processo, a onça voltou a demonstrar comportamentos típicos da espécie — escavar o solo, arranhar madeiras e reagir com instinto de defesa — sinais de que está pronta para retornar à vida selvagem..
A expectativa é que o felino seja solto nos próximos dias, direto do zoológico para o habitat natural. A decisão sobre o local da soltura será tomada em conjunto com o Ipaam, Ibama, ICMBio, Laiff/Ufam e a Sepet.
Entenda o caso
A onça foi resgatada no dia 1º de outubro, após ser vista por passageiros de uma embarcação tentando atravessar o Rio Negro. O animal estava visivelmente exausto e desorientado.
O resgate envolveu equipes da Sepet, Batalhão Ambiental, Laiff/Ufam e apoiadores.
Exames mostraram que o felino havia sido atingido por disparos de arma de caça, com mais de 30 estilhaços espalhados pelo rosto, cabeça e pescoço. Ele também apresentava dentes quebrados e ferimentos profundos.
Onça é resgatada após nadar por horas no Rio Negro, em Manaus








