Publicado
3 anos atrásno
O projeto de incentivo e fomento à leitura “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros”, realizado para pacientes da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), é destaque em artigo científico na “Revista ACB”, da Associação Catarinense de Bibliotecários, de Santa Catarina. A publicação ocorreu no dia 21 deste mês de julho e pode ser visualizada no link https://www.revista.acbsc.org.br/racb/article/download/1774/pdf.
Por meio de um relato de experiência, o projeto de biblioterapia e humanização descreveu as atividades realizadas na FCecon entre agosto de 2019 e início de 2020. Desde o início da pandemia de Covid-19, a iniciativa precisou ser suspensa.
Leitura e humanização – O “Nem todo herói usa capa, alguns leem livros” foi idealizado pela Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) – Campus Manaus Zona Leste, sob a coordenação do bibliotecário Diego Leonardo de Souza, em parceria com a Biblioteca da Fundação Cecon. A iniciativa foi a primeira realizada em um hospital oncológico de Manaus.
“A leitura gera um sentimento de prazer e tranquilidade. Pesquisas já comprovaram essa relação do bem-estar e da qualidade de vida com a prática da leitura. O projeto visa justamente isso: fomentar a prática da leitura por meio de atividades terapêuticas, que é a biblioterapia”, explica Diego Leonardo de Souza.
Voluntariado – A equipe, que segue sem poder realizar atividades na FCecon em função dos protocolos de prevenção e combate à Covid-19, é formada por voluntários profissionais e alunos de áreas como Enfermagem, Biblioteconomia, Medicina, Pedagogia, dentre outras. Chegou a contar com 75 voluntários.
“Foi uma experiência única e bastante exitosa naquilo que foi proposto. Tivemos a oportunidade de coletar relatos e observar como o projeto conseguiu impactar a vida profissional e acadêmica de voluntários e a vida dos pacientes e familiares internados na FCecon”, diz o bibliotecário.
A equipe visitava, semanalmente, pacientes internados na FCecon, lendo livros infantis amazonenses e brasileiros, gibis e histórias em quadrinhos. Os voluntários foram treinados quanto à biossegurança e higiene no ambiente hospitalar e realizavam a interação indireta, sem contato físico com os pacientes. Os livros eram higienizados antes do uso.
Expectativa – A expectativa do coordenador do projeto é que a publicação do artigo científico incentive outros profissionais a realizarem projetos dessa natureza. Na FCecon, a equipe planeja retomar as atividades com segurança.
“Estamos trabalhando para retomar as atividades ainda em 2021. Montamos um planejamento para seguir todas as medidas de biosseguranca e estamos aguardando os voluntários tomarem a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. É um passo fundamental para a retomada das atividades do projeto”, destaca Souza.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
RecuperaFone: Governo do Amazonas recupera 500 celulares roubados ou furtados em um mês
CADA lidera debates sobre Inovação Sustentável no Criptorama 2024 em São Paulo
Feirão do Amazonas Meu Lar: Subsídio e financiamento para realizar o sonho da casa própria
Segurança redobrada: Governo do Amazonas lança operação natal mais seguro para festas de fim de ano
Em Brasília, Tadeu de Souza pede reforço federal para combater crime na fronteira do Amazonas
Wilson Lima decreta ponto facultativo no Estado em 25 e 28 de outubro; serviços essenciais continuam