Publicado
6 anos atrásno
Neste domingo (26) , por volta de meio dia, uma rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, teve como resultado 15 presos mortos.
Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas, os óbitos ocorreram durante uma briga entre os presos. A situação foi controlada por volta das 15 horas, mas a falta de informações sobre as vítimas deixou dezenas de familiares sob tensão na entrada do Complexo. A unidade é a mesma onde em 2017 aconteceu um massacre que deixou 56 mortos.
O ataque começou durante horário de visita. Os parentes dos detentos foram retirados às pressas do local. Segundo o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Louismar Bonates, alguns assassinatos ocorreram na presença de parentes das vítimas. Um grupo de mulheres chegou a bloquear o trânsito da BR-174, que fica logo em frente ao Compaj, mas uma equipe do Batalhão de Choque da Polícia Militar desobstruiu a via sob protestos.
Ainda de acordo com o secretário, foi determinado o reforço em outras unidades do sistema prisional, por medida de precaução. Helicópteros do Departamento Integrado de Operações Aéreas fizeram sobrevoo no sistema, durante a tarde. Não há informações sobre fugas e não houve agentes penitenciários reféns.
Em coletiva, Bonates comunicou que a secretaria investiga a motivação do motim. “As câmeras internas registraram todos os crimes e vamos encaminhar as informações à Justiça”, declarou. O Estado mostrou que a crise nas penitenciárias ainda era latente, com grande risco aos detentos.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
‘Trabalhando a Liberdade’: Mais de 150 internos revitalizam área externa do Compaj
Seap emite Carteira de Trabalho Digital para internos do Compaj
Saiba de detalhes sobre Rebelião na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), neste sábado
Seap esclarece sobre a morte do irmão do traficante Zé Roberto em presídio em Manaus
Comitiva formada por deputados estaduais e federais realizam inspeção no COMPAJ
IML começa a liberar corpos dos detentos mortos no Compaj, em Manaus