Internacional
Vídeo: Dois asteroides passam “tirando fino” da Terra

Publicado
5 anos atrásem

Na manhã desta quarta-feira (29) O asteroide 1998 OR2 passou muito próximo da Terra. A rocha do espaço com dois quilômetros de comprimento, chegou a uma distância de 6,3 milhões de quilômetros, mais de 16 vezes a distância de uma viagem até a Lua.
O 1998 OR2 foi descoberto pelo programa de rastreamento do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, da Nasa, em julho de 1998, e é classificado pelos cientistas como “potencialmente perigoso” por existir um pequeno risco de, ao longo de milênios, a órbita dele ser alterada e ocorrer uma colisão com o planeta.
De acordo com a Nasa, são raras as vezes que um asteroide de grande porte passe tão perto. A estimativa é que o OR2 se aproxime do planeta em 2079, quando chegará a apenas quatro vezes a distância da Terra até a lua.
Durante essas passagens, os astrônomos aproveitam essas para realizar estudos mais detalhados. Devido ao grande tamanho, essas rochas refletem mais luz e são mais fáceis de serem observadas pelos telescópios.
Apesar da relativa proximidade, os pesquisadores da Nasa afirmam que é improvável que a Terra sofra um impacto, mas que seguem monitorando o espaço para antecipar possíveis situações de risco.
E enquanto todos estavam “de olho” no asteroide 1998 OR2, que passou por nós nesta terça-feira (28) a uma distância de 6,3 milhões de km, outra rocha menor passou praticamente “raspando” por nosso planeta.
Entretanto, em nenhum momento nós ou nosso planeta estivemos em perigo. Segundo Lindley Johnson, Diretor de Defesa Planetária da Nasa, “asteróides pequenos como o 2020 HS7 passam em segurança pela Terra algumas vezes por mês. Ele não representa ameaça, e mesmo que estivesse em rota de colisão, é pequeno o bastante para ser desintegrado por nossa atmosfera”, afirmou.
Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.
