A Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), conta com a colaboração do Dr. Karlisson Rodrigo de Almeida Sousa, PhD, físico, natural de Tefé, que realizou estudos baseados na evolução dos casos de COVID-19 em Tefé com o objetivo de gerar cenários futuros dos efeitos da pandemia no município.
Prefeitura divulga estudos baseados na evolução dos casos de COVID-19 em Tefé
O Dr. Karlisson desenvolveu um modelo preditivo simples, e os resultados dos cálculos apontaram uma previsão de aproximadamente 37 óbitos e uma faixa entre 600 a 700 pessoas infectadas no município para os próximos 5 dias a partir de hoje, ou seja, até o dia 11 de maio deste ano.
Caso o isolamento social não seja cumprido em Tefé, as previsões são ainda mais preocupantes, podendo facilmente ultrapassar as 100 mortes até o dia 16 de maio.
O modelo será rodado a cada 5 dias com o objetivo de se ajustar as curvas e torná-lo mais preciso. O modelo emprega equações com comportamentos exponencial e de lei de potência que prevê a evolução do número cumulativo de casos. Com previsões de no máximo 5 dias, o erro numérico é minimizado e os resultados obtidos aproximam-se efetivamente do cenário realístico.
Confira o primeiro gráfico preditivo.
Prefeitura divulga estudos baseados na evolução dos casos de COVID-19 em Tefé