Mastruz serve para o tratamento de Covid-19 ? Saiba dos benefícios dessa planta - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Amazonas

Mastruz serve para o tratamento de Covid-19 ? Saiba dos benefícios dessa planta

Publicado

no

O mastruz é uma planta medicinal também conhecida por erva de santa maria, lombrigueira, quenopódio, ambrosina ou mentruz. Muito utilizada, pois seus óleos essenciais contém propriedades vermífugas, antibióticas, antifúngicas, digestivas, antioxidantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes, por isso, é muito utilizada no tratamento de situações como bronquite ou pé de atleta, por exemplo.

Durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Mastruz tem sido bastante utilizado por amazonenses como aliado no tratamento contra o Covid-19, saiba, se de fato o mastruz cura coronavírus, confira:

Mastruz serve para o tratamento de Covid-19 – Imagem: Divulgação

Tem o nome científico Chenopodium Ambrosioides, cresce espontaneamente em terrenos arredores de habitações, possui folhas verde escura, alongadas e de diferentes tamanhos, suas flores são pequenas e de cor esbranquiçada, tem cheiro forte e desagradável e atinge até 70 cm de comprimento. O mastruz pode ser comprado em alguns mercados ou em lojas de produtos naturais, na sua forma natural ou em folhas desidratadas.

Não há nenhuma citação científica que o Mastruz cure o novo coronavírus (Covid-19), porém pode aliviar sintomas de doenças respiratórias pois possui propriedades anti-inflamatórias, vermífugas, expectorantes e antivirais o que o torna um poderoso aliado no combate de várias doenças por síndromes respiratórias.

As propriedades do mastruz são muito utilizadas para situações como:

-Tratamento de vermes, devido a sua ação antiparasitária;
-Eliminação de infecções fúngicas ou bacterianas, pois tem efeito antisséptico;
-Combate a problemas digestivos, por aumentar o suco gástrico.
-Trata a prisão de ventre, por aumentar a secreção e a contratilidade intestinal;
-Ação anti-inflamatória e anti-reumática;
-Efeito expectorante nas doenças respiratórias, pois estimula o movimentação dos brônquios e secreção de muco.
-Além disso, o mastruz pode ser passado na pele, devido a sua ação emoliente, que ajuda na cicatrização de feridas e na irritação da pele, além de ser repelente contra insetos. Também pode ser utilizado como compressa, para alívio de inflamações causadas por contusões ou pancadas.

Mastruz com leite
A mistura das folhas de mastruz batidas com leite ( ou leite condensado) são muito utilizadas popularmente para ajudar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquites e tuberculose, devido a a associação dos efeitos fortificantes do sistema imune e expectorantes destas substâncias.

Mastruz serve para o tratamento de Covid-19 – Imagem: Divulgação

Modo de uso do mastruz
A forma mais comum de utilizar as propriedades do mastruz é com a infusão de suas folhas, preparando um chá.

Mastruz serve para o tratamento de Covid-19 – Imagem: Divulgação

Infusão de mastruz: colocar uma xícara de café, da planta fresca com sementes, em 500 ml de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber uma xícara de 6 em 6 horas. Esta infusão é indicada para o tratamento de problemas de estômago.
Além das folhas, podem ser usadas as flores e sementes em infusões, misturado com leite, tintura, xarope, extrato ou essência, no tratamento de uso interno ou compressas.

Efeitos colaterais do mastruz
Os efeitos colaterais do mastruz incluem irritação na pele e mucosas, dor de cabeça, vômito, palpitações, danos no fígado, náuseas e transtornos visuais caso seja usado em doses elevadas.

Publicidade
Entre no nosso grupo de Whatsapp

Matruz é abortivo?
Em altas doses, as propriedades do mastruz podem atuar alterando a contratilidade dos músculos do corpo, por isso, pode ter um efeito abortivo, em algumas pessoas, sendo desaconselhado o seu uso por mulheres gestantes.

Quem não deve usar
O mastruz é conta indicado no caso de gravidez e em crianças com menos de 2 anos. O mastruz é uma erva medicinal que pode ser tóxica, e a orientação médica é necessária para definir a dose recomendada.

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇…

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações