Mais de 3 mil pessoas visitaram a exposição de artesanato ‘Expo Indígena’ - No Amazonas é Assim
Nos Siga nas Redes Sociais
Manaus, AM, quinta, 21 de novembro de 2024

Brasil

Mais de 3 mil pessoas visitaram a exposição de artesanato ‘Expo Indígena’

Publicado

no

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com a loja Info Store e o Manauara Shopping, realizou durante a última semana a “Expo Indígena”, uma exposição de artesanato em alusão ao Dia do Índio, celebrado no dia 19 de abril. O evento ocorreu no piso Castanheiras, do centro de compras, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, e na próxima quinta-feira, 29/4, a loja Info Store realizará um sorteio virtual de uma das peças que estava disponível na exposição, realizada ao longo da semana, e encerrada no último sábado, 24.

O Manauara Shopping é um lugar rico em detalhes, cuidadosamente escolhido para homenagear a fauna, a flora e a cultura da Amazônia. Ao todo, a Semtepi expôs um acervo com 30 peças de diferentes artesãos, todos dentro da temática tribal, o que atraiu a visita de mais de 3 mil pessoas, muitas com interesse em fotografar as indumentárias disponíveis.

A exposição foi idealizada pelo departamento de Economia Solidária e Criativa da secretaria, com o objetivo de homenagear os indígenas ou artesãos, que atuam com artesanato tribal, a fim de reconhecer a importância dessa categoria para a economia e sustentabilidade da região.

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

Muitos indígenas convidados fazem parte de tribos, e por meio do artesanato ajudam na manutenção do seu povo. Diariamente, a Semtepi levou dois deles para integrar a equipe no espaço de exposição.

“Seguindo as diretrizes do prefeito David Almeida, a Semtepi tem como objetivo unir os artesãos e oferecer espaço e estrutura para exposição e venda de seus produtos, além de promover capacitação empreendedora como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus”, pontuou o diretor do departamento, Sidney Magalhães.

Para a artesã Rosimeire Cardoso, da tribo saterê-maué, a oportunidade foi de grande importância para aproximar a população cada vez mais dos artesãos. “Uma exposição como esta eleva o trabalho dos artesãos e faz com que o interesse pelos produtos aumente, afinal não é apenas o turista que se interessa pelos produtos, a população local também tem demonstrado bastante interesse”, opinou.

Foto – Altemar Alcântara / Semcom

Deixe seu comentário aqui embaixo 👇...

Sou o idealizador do No Amazonas é Assim e um apaixonado pela nossa terra. Gravo vídeos sobre cultura, comunicação digital, turismo e empreendedorismo além de políticas públicas.

Curta a gente no Facebook

Notícias da ALEAM

Lendas Amazônicas, Urbanas e Folclóricas!

Bora Falar de Direito?

Confira as dicas de direito

Governo do Amazonas

Últimas notícias do Governo do AM

Tribunal de Contas do Amazonas

Últimas Notícias do TCE-AM

Assembleia Legislativa do AM

Últimas notícias da ALE-AM

Entre em nosso Grupo no Whatsapp

Participe do nosso grupo no Whatsapp

Últimas Atualizações