Muita gente se pergunta se uma anaconda, a popular sucuri, seria capaz de engolir uma pessoa ou isso é lenda urbana. Vale ressaltar que a sucuri não é venenosa, porém, ela come suas vítimas após esmagá-las com um poderoso abraço capaz de quebrar os ossos.
Apesar de existirem vários vídeos no qual mostram as sucuris carregando seus alimentos, ataques dessas serpentes contra humanos são raríssimos e algo que não costuma acontecer.
De acordo com o professor e pesquisador da Unesp, Vidal Haddad Junior, ataques da serpente contra humanos são raríssimos. Segundo ele, é algo especialista – que atua há 30 anos com ataques de animais aquáticos a seres humanos no Pantanal – não existe nenhum relato oficial de que uma sucuri tenha engolido uma pessoa. Ainda contou que, no período que atua com pesquisa, não registrou nenhum caso do tipo.
O professor esclarece que existem histórias de ataques, mas nada comprovado. Ainda segundo Haddad, as cobras da espécie tendem a evitar se aproximar de humanos, pois eles não são presas naturais dela.
Maior cobra do Brasil
Considerada uma das maiores serpentes do mundo e a maior do Brasil, uma sucuri pode medir cerca de 10 metros de comprimento. Ela possui pele verde-acinzentada, com manchas escuras arredondadas. Já a região do ventre é branco-amarelado.
As cobras que preferem presas maiores são consideradas muito habilidosas. Capivaras e jacarés são algumas de suas presas. As sucuris capturam sua presa espremendo-a até a morte. Costumam envolver o corpo da presa e apartar até que os ossos quebram. Depois as engolem por inteiro ou em partes. A digestão de uma presa grande pode levar meses, por isso, nesse período a cobra fica de repouso.
Sucuri gigante avistada em moita no Rio Formoso, na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul – Foto: Terra de sucuri/Reprodução/ND
*Informações R7